condomínio, Finanças, Gestão, Segurança

COMO PREPARAR O CONDOMÍNIO PARA O ANO NOVO

ano novo

O ano de 2020 está terminando e mesmo sendo um no atípico, é hora de rever o que se passou e preparar o terreno para o ano novo.

As preocupações do síndico não se resumem apenas na decoração de final de ano do empreendimento. Existem uma série de providências que precisam ser tomadas para que o condomínio inicie o ano de forma organizada e de preferência, sem conflitos.

Planejamento para o ano novo:

Já falamos aqui sobre como fazer a previsão orçamentária para o ano novo, e é essencial que tudo esteja bem organizado para não gerar confusões e dores de cabeça.

Com os condôminos de férias, atrasos nas taxas condominiais podem existir, por isso, programe-se e envie antecipadamente as cotas de janeiro, assim seu condomínio não corre o risco de ter prejuízos.

Os últimos três meses em geral aumentam os gatos do condomínio em 15%, não se esqueça de prever isso no orçamento do próximo ano.

4 dicas para evitar a inadimplência no condomínio durante a crise

Como manter a segurança?

No final do ano os condomínios ficam mais vazios por conta das viagens dos moradores e a administradora pode fazer uma campanha para conscientizar e alertar sobre os cuidados básicos que os condôminos devem ter.

Oriente os funcionários para que eles possam manter as normas de segurança tão essenciais para manter a tranquilidade no condomínio.

E as caixinhas de final de ano?

Os gastos com as caixinhas para os funcionários, devem estar previstas no orçamento anual do condomínio. Reúna os moradores para que um valor fixo possa ser definido, isso evita constrangimentos nos casos de condôminos que escolham não participar.

Vale lembrar que o condomínio não é obrigado dar essa gratificação, por isso a assembleia é necessária, isso deve ser definido com todo o condomínio.

Falando em funcionários:

Estabeleça um plantão de revezamento para o final de ano. Caso opte por folguistas, comunique aos moradores para garantir a segurança.

Na previsão orçamentária, não se esqueça de incluir o 13° e a cesta de final de ano para os colaboradores.

Esses benefícios, devem ser aprovados em assembleia e, em caso afirmativo, repasse os valores nas cobranças de taxas condominiais.

Fundo de reserva

Administração financeira para condomínios: aprenda como otimizar!

Este é um assunto bem importante. Muitos condomínios não incluem na previsão orçamentária o fundo de reserva, que é essencial para a saúde financeira do condomínio. Faça um planejamento incluindo valores e não se esqueça que o fundo é uma despesa extraordinária, sendo responsabilidade dos proprietários das unidades.

Impostos:

Nós falamos aqui um pouco sobre impostos. Não se esqueça que março é o mês de declarar o imposto de renda dos funcionários e de todos que prestaram serviços ao condomínio.

Reúna todos os documentos e os deixe organizados para que tudo dê certo na hora de entregar as declarações.

Quem se organiza, tem um ano novo mais tranquilo.

Comenta aqui com a gente como está a sua organização para 2021.

Tagged , ,

1 thought on “COMO PREPARAR O CONDOMÍNIO PARA O ANO NOVO

  1. Ele tem experiencia em primeira mao. Quando se tornou sindico de seu condominio, ja com anos de carreira em gestao e tecnologia, impressionou-se com a falta de transparencia e os processos vagarosos, ambos problemas que a Condofy busca sanar em escala. Conforme sobe o numero de moradores em areas urbanas, esse se tornara um filao de mercado mais e mais competitivo para lidar com as demandas crescentes por agilidade, simplicidade e ate diferenciais inusitados, como dog walkers e massagistas do predio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *