Gestão

Conheça os tipos de assembleias de condomínio

Assembleias de condomínio

Assembleias de condomínio são fundamentais para que o síndico consiga ter uma boa gestão. Através delas, os proprietários e representantes legais podem questionar e, até mesmo, votar a favor ou contra certas decisões. E pensando em sua importância, é primordial compreender que existem diferentes tipos de reuniões.  

Se você ainda desconhece sobre esse assunto, neste artigo vamos apresentar os principais tipos de reuniões de condomínio e as suas diferenças.  

Quais são os tipos de assembleias de condomínio? 

Para começar, é importante compreender que existem três tipos de assembleias no condomínio: a ordinária, a extraordinária e a de constituição.  
 

Assembleia ordinária 

 
Prevista no artigo 1.350 do Código Civil, a assembleia ordinária costuma ocorre uma vez por ano e debate assuntos relacionados a prestação de contas dos gastos do condomínio, previsão orçamentária, eleição de síndico, além de assuntos gerais relacionados à administração do condomínio.  

Assembleia extraordinária 

Geralmente convocada para discutir assuntos que não foram abordados na assembleia ordinária, como assuntos emergenciais, por isso pode ocorrer a qualquer momento e está prevista no artigo 1.355 do Código Civil.  

Assembleia de constituição  

É primeira assembleia de um condomínio, quando o mesmo é entregue pela construtora. São discutidos assuntos como aprovação orçamentária inicial, eleição de síndico e demais auxiliares, inscrição do CNPJ junto a Receita Federal e contratação do seguro obrigatório.  

Como realizar as assembleias de condomínio durante a pandemia? 

Apesar do avanço da vacinação contra a COVID-19, ainda é necessário evitar aglomerações. E, em meio a esse período de pandemia, a assembleia virtual se tornou uma opção para aqueles que precisam debater e decidir as decisões do condomínio. 
 

Ela possui os mesmos princípios de uma assembleia presencial, tendo como principal diferença a possibilidade de ser transmitida via internet. Dessa forma, os membros podem participar diretamente do apartamento ou de qualquer outro lugar.  

Uma das formas de realizar esses encontros é por meio de aplicativos de vídeo conferência ou, para manter tudo centralizado e organizado em um único local, plataformas de administração de condomínio possuem funcionalidades essenciais para moradores e síndicos, como no caso da Condofy.  
 

Vale ressaltar que os processos que ocorrem numa assembleia presencial também ocorrem na digital. Confira alguns: 

● convocação (art. 1.354 do Código Civil); 

● procuração; 

● eleição para presidente e secretário; 

● votações; 

● discussões sobre itens da pauta; 

● confirmação de presença; 

● registro no cartório e distribuição da ata; 

● gravação do que ocorreu durante a assembleia. 

Leia aqui: Como elaborar a ata da reunião de condomínio? 

Agora que você conhece mais sobre os tipos de assembleias de condomínio, fica mais fácil organizá-las e abordar os temas necessários para uma boa administração. Para conhecer mais dicas sobre tudo que envolve administração de condomínio, siga a Condofy nas redes sociais.  

Facebook

Instagram

Linkedin

Tagged ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *