condomínio, Gestão

SERVIÇOS CONDOMINIAIS NA PANDEMIA

serviços condominiais pandemia

Uma das medidas para conter o avanço do coronavírus é o isolamento social. E, com mais pessoas isoladas em seus apartamentos, houve um crescimento nas despesas de condomínios, como mostra a matéria do Jornal da Gazeta. No entanto, alguns serviços condominiais são essenciais e precisam ser executados mesmo durante a pandemia. Você sabe quais são? 

Para se manter informado, continue lendo o texto 

O PAPEL DO SÍNDICO NA MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS NA PANDEMIA 

Síndico, se você adotou regras de distanciamento social para os condôminos, evitando aglomerações e circulação de pessoas, isso é excelente! Mas saiba que o seu papel não para por aí. 


Conforme o Art. 1.348, do Código Civil, a respeito dos deveres do síndico:

V – Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores. 

Ou seja, uma das obrigações do síndico é garantir o funcionamento dos serviços condominiais, o que inclui limpezas e manutenções. 

Se houver imprudência ou negligência em alguns desses serviços, o síndico é quem responde por eles. Por isso, alguns desses serviços podem continuar durante a pandemia.  

Conheça mais sobre o papel de um síndico no condomínio aqui.

SERVIÇOS CONDOMINIAIS ESSENCIAIS NA PANDEMIA 

Agora que você já entendeu qual é o papel do síndico, confira quais são os serviços essenciais: 

Higienização e manutenção do reservatório de água 

É de extrema importância que os condôminos tenham uma água de qualidade para o consumo, por isso, de acordo com a ANVISA, a higienização e a manutenção dos reservatórios de água deve ser feita duas vezes ao ano, ou seja, a cada 180 dias.   

Além da higienização, outro processo chamado de impermeabilização deve ser realizado para manter a performance do reservatório.  

Depois que os procedimentos forem realizados, o síndico ainda deve solicitar uma coleta da água para enviar pra análise, para saber se água está em condições propícias para o consumo.  

Extintores e Mangueiras 

A Anvisa também recomenda que os extintores de incêndio e mangueiras passem por uma inspeção a cada 12 meses, ou seja, anualmente.  

Nesse caso, o síndico ou a administradora responsável deve contratar uma empresa especializada, para que a manutenção seja feita e garanta a segurança dos condôminos.  

Dedetização 

Um serviço que não pode ser deixado de lado durante a pandemia é a dedetização e deve ser realizada a cada 6 meses.  

E, um outro serviço que pode ser adequado para o momento é o da sanitização, um procedimento que consiste na higienização das áreas comuns.  

Elevadores e instalações elétricas 

Raramente ocorrem acidentes em elevadores hoje em dia, mas se alguma falha for percebida, como travamento das portas, solavancos e outros, é importante realizar uma revisão ou manutenção preventiva. 

Outro ponto a ser considerado é inspecionar as instalações elétricas. O serviço costuma ser feito a cada 5 anos, porém é necessário ficar atento caso apareça alguma pequena falha. Além do mais, ter as instalações elétricas seguras também pode contribuir na redução das despesas de energia.  

USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Com o apoio de uma administradora completamente digital como a Condofy, a sua gestão ficará cada vez mais descomplicada.  

A Condofy cuida de todos os serviços essenciais e burocráticos pra você e, atualmente, atende em diversas cidades do país, proporcionando uma gestão condominial mais eficiente em tempos nada fáceis.  

Se você gostaria de conhecer mais sobre os nossos serviços, fale conosco.  

Tagged , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *