condomínio, Digital, Eficiência, Finanças, Gestão, Tecnologia

Administradora de Condomínio: quanto custa o serviço prestado no dia-a-dia?

Administração de condomínios é um serviço prestado que pode afundar o seu patrimônio em dívidas – e você pode ser a última pessoa a saber. No artigo de hoje, queremos falar sério sobre o que de fato uma administradora pode custar ao seu condomínio.

Portanto esse artigo é para você que:

  • Tem dúvidas sobre o que é feito com o dinheiro recebido pelo condomínio
  • De alguma forma é impossibilitado(a) de acessar os números do condomínio
  • Acredita que está pagando demais por um serviço que atualmente resolve de menos
  • Quer descobrir se existe algo diferente para custar de verdade o seu investimento mensal
  • Não tem certeza sobre o que administradora deve entregar no valor cobrado
  • Acredita que a prestação de contas pela administradora de condomínio e pelo síndico(a) podem melhorar

E também se você veio aqui para saber preços. Se a sua dúvida é como avaliar se você tem um bom serviço, este artigo aqui pode ajudar melhor. Em seguida, retorne pra cá, assim estará com todas as informações necessárias para tomar algum tipo de decisão para melhorar o seu condomínio.

Administradora de Condomínio: o barato pode sair caro?

A clássica pergunta desta vez vai ficar de lado. Nós também achamos que esse ditado popular poderia servir para todas as situações… mas quando começamos a questionar do lado daqui o serviço de administração de condomínio, descobrimos que neste caso o barato não necessariamente sai caro.

O valor de uma administradora de condomínio não deve ser avaliado somente pelo preço. Se você entende o por que contratar uma administradora fica simples ter o seguinte pensamento.

Como a administradora pode deve ajudar o síndico(a) na rotina do prédio, já que um não substitui o outro. Ou seja, é preciso ter um serviço que faça o tempo ser bem administrado, que resolva os problemas do condomínio de forma eficiente, rápida e sem enrolação.

Ter facilidade em acessar as contas, números e fundos do condomínio para que a relação seja transparente e principalmente ética.

Esperar dois dias no telefone para ter a segunda via do boleto? O tempo é um ativo. Não permita que um serviço te custe isso.

Pois bem, até aqui você pode compreender que um serviço deve oferecer pontos fundamentais para administrar um prédio ou casas com excelência. Lembre-se: são pontos básicos. Se não não tem isso hoje, assim que terminar a leitura reavalie urgentemente o investimento feito na empresa.

A conta pode ficar maior quando tocamos em pontos jurídicos. E aí sim é possível afundar um condomínio.

Já imaginou ser processado judicialmente por um funcionário? Processos trabalhistas realmente dão muito além de dor de cabeça. Ter uma empresa preparada com equipe jurídica pronta para lidar com situações como estas será uma bela cura para a sua dor.

Se o seu condomínio não foi processado até hoje, essa segunda situação pode já ter feito parte da sua vida… é muito comum, acredite.

A administradora de condomínio é responsável por efetuar os pagamentos do imóvel administrado: água, luz, gás e outras contas que variam de condomínio para condomínio. Como você deve imaginar a conta mensal não tem, na maioria das vezes, um valor baixo. Afinal é uma conta de muuuitas pessoas. Certo, agora imagine que durante dois meses a administradora esquece de fazer o pagamento.

Hora da dor de cabeça.

Atraso da conta, multa pelo atraso, reclamação de moradores, desconfiança do síndico(a), falta de credibilidade no serviço da administradora e em alguns casos é partir para o endividamento.

 

 

Portanto, o preço é uma das variáveis que é preciso avaliar. O custo mais baixo normalmente tende a mostrar a habilidade na gestão de recursos que uma administradora de condomínios têm. Nem sempre esse tipo de serviço precisa ser caro ou antigo no mercado para ser bom: avalie a equipe jurídica, contábil, de que forma os números serão compartilhados, como será a comunicação, conta bancária da administradora e só então veja se o preço faz sentido.

Aqui na Condofy conseguimos realizar todos os serviços que uma administradora tradicional faz com valores a partir de R$249,00. Acredite, não custa caro ter um serviço simples, moderno e eficiente

Prestação de contas & gestão financeiras: é fundamental?

Óbvio? nós achávamos tanta coisa óbvia mas quando descobrimos que ainda não haviam feito um serviço mais descomplicado para administração de condomínio e nós tivemos que criá-lo, começamos a questionar o que é óbvio de verdade.

A prestação de contas e a gestão financeiras de uma condomínio podem parecer pontos simples quando pensamos que devem basicamente seguir as seguintes premissas: existir, ser compartilhado com todos do prédio e ser planejado de forma que pague todos os custos, forme um fundo de reserva e faça o condomínio crescer – como uma empresa.

Já foi o tempo que não olhar para administração de condomínio como parte do investimento que você fez no seu imóvel – para garantir que está no caminho certo, descubra os 8 sinais que você não sabe onde está indo o dinheiro e se algum deles for comum, questione seus hábitos e siga sugestões que colocamos no artigo.

O fato é o seguinte: em tempos em que novos bancos surgiram para entregar transparência no serviço financeiro no Brasil, os condomínios que possuem uma grande circulação de valores não devem e podem ficar para trás.

Você deve acessar os números em tempo real o tempo todo. Conferir se as contas foram pagas, o que foi feito com o dinheiro de entrada do mês, em que conta foi colocado o que sobrou e assim por diante.

Não aceite uma prestação de contas mensal. Cuidado para não confundir com a reunião mensal que pode acontecer entre síndico(a) e administradora.

Existem empresas que manipulam de forma errônea o dinheiro dos condomínios para benefício próprio e, se aproveitam de condomínio que não tem síndicos(as) muito ativos ou que não ficam em cima de olho nas entregas da administradora, para remanejar valores.

A burocracia que envolve impostos e cuidados contábeis que podem ser feitos com o dinheiro do condomínio são tarefas que cabem a profissionais especializados, pois falhas em processos desse tipo podem custar caro.

Deixe de lado o medo e a preguiça de trocar o seu serviço atual, veja como trocar de administradora mas durma com um sono tranquilo. Seu dinheiro bem investido, ética, transparência e os números a um touch de distância.

Executar tarefas não é (o único) papel da administradora e do síndico(a)

Acredite, você também paga para ter inovações, sugestões e melhorias no seu condomínio. Caso esteja identificando que o serviço prestado pela administradora não paga de pagar boletos, enviar contracheque dos funcionários e prestar contas para o síndico(a), ficamos feliz em te informar: existe um novo mundo esperando para entrar no seu condomínio.

E por inovação, não queremos dizer reinventar a roda. Mas por que não baratear um fornecedor? Construir uma nova área social no prédio – agregando inclusive mais valor ao seu patrimônio – não é uma má ideia, não é?! Reuniões de condomínio via ligação de vídeo para que todos os condôminos possam participar de onde estiverem.

Aproveite e baixe o nosso Guia Como Valorizar o Seu Imóvel para condômínos engajados.

Nós conseguimos listar 10 serviços que a tecnologia irá substituir na administração do seu condomínio e alguns podem ser implementados imediatamente.

Entenda que a decisão por qual administradora vai gerir o seu patrimônio em parceria com o síndico(a) é séria, não deve ter um valor abusivo, deve te deixar com segurança em relação à gestão financeira, jurídica e de recursos humanos (para manter tudo 100% com os funcionários do condomínio). Pense hoje que este tipo de serviço também pode  proporcionar uma experiência diferente ao entregar agilidade, eficiência na comunicação, processos digitais que possam ser feitos imediatamente, e claro, levando a transparência em conta em todas as suas ações.

Veja a diferença entre os serviços disponíveis hoje no mercado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *