Sustentabilidade

O ABC da Sustentabilidade

Afinal por quê preciso saber disso ?

Sabia que a maioria das pessoas pensa que sustentabilidade é apenas um termo relacionado ao meio ambiente e a natureza para tratar do uso correto de suas escassas matérias primas? Pois bem, não é só isso.

Sustentabilidade é o estudo, planejamento de todo e qualquer recurso que seja escasso ou finito a fim de torna lo suficiente para cumprir uma tarefa, ou alcançar uma meta. Se não ficou claro vamos tomar como exemplo a situação seguir .

Você se preparou para acampar, o local fica afastado de comércios, centro urbano e não há comunicação e você está se preparando para 4 dias de estadia. Certamente você terá de levar consigo todo suprimento necessário para, sendo assim pense em toda a comida, bebida, roupas e equipamentos que são necessários contando claro com algum imprevisto pois caso precise de mais tempo os recursos faltariam mas também sem desperdiçar nada pois você não teria como recolocar seus suprimentos. Isso é o uso sustentável de recursos.

Sustentabilidade e o mundo dos negócios

No mundo dos negócios você também encontra a sustentabilidade quando corta gastos que não sejam essenciais, trocando alguns materiais de rotina para itens de menor custo mas que não causem impacto na qualidade do serviço, diminuir horas de trabalho para que a folha de pagamento fique mais econômica, orientar funcionários e colaboradores quanto aos gastos externos em viagens e visitas a clientes etc. Tudo isso ajuda a manter a empresa dentro de um perfil econômico mais enxuto ou se preferir sustentável.

O que é importante de saber sobre a sustentabilidade é que ela não trata apenas de sua empresa, da natureza, ela não é problema da ONU, ou do IBAMA é uma questão de consciência coletiva. Faz sentido precisar aplicar multas para pedestres que jogam lixo no chão, já que é obvio que não se deve fazer isso, então qual é a motivação de nos importarmos tanto com esse assunto? Simplesmente tornar o óbvio uma responsabilidade de todos, mostrar que se não houver um uso consciente tudo pode se tornar digamos insustentável até o ponto de não existir mais.

Mude ou mude

Pare um pouco para pensar na forma como você usa seu tempo, sua energia, seu dinheiro, seus recursos, se pudesse analisar de forma minuciosa talvez encontraria diversas coisas que podem ser retiradas da sua rotina que podem melhorar sua vida e seu desempenho. Lembre, assim como todos os recursos que nos cercam você também é fonte limitada e por isso deve ser usado da melhor maneira.

Tornar o mundo um lugar totalmente sustentável é tarefa impossível de se ser feito sozinho, mas se cada um de nós fizer uma pequena parte logo tornamos isso muito mais fácil. Seja a peça principal na empreitada de tornar sustentável o seu mundo convido você a auto análise que pode mudar sua vida de graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *