Uncategorized

Como controlar a inadimplência do condomínio?

A inadimplência é uma grande questão para o síndico. Além, de prejudicar a organização financeira do condomínio, pode gerar conflitos entre os moradores e situações desgastantes para os envolvidos.  

Mesmo porque, os motivos para a falta de pagamentos podem ter raízes pessoais delicadas, como: desemprego, crise financeira, perda de integrantes da família, tratamentos de saúde, etc. 

Diante disso, o síndico precisa tomar alguns cuidados, para que não se torne uma bola de neve. Mas, seguindo algumas dicas é possível controlar a inadimplência do condomínio.  
 

Leia aqui:  https://www.blog.condofy.com.br/2020/12/07/prestacao-contas/ 

Como controlar a inadimplência 

  • Organizar cada unidade inadimplente 

Tenha o controle dos condôminos, que estão em dívida. A organização desta listagem é importante, para que você não exceda um grande número e prejudique (ainda mais) o financeiro do prédio. 

  • Criar um cronograma com as etapas de cobrança 

Produzir um cronograma é uma forma de você não se perder, na hora de cobrar. Faça as etapas e anote todas as observações a respeito de cada uma. Assim, você terá uma visão detalhada da situação daquele morador. Lembre-se: cada carta de cobrança, aviso ou quaisquer comunicações devem ser registrados, a fim de que se tenha toda a documentação necessária, em casos jurídicos.  

  • Negociar o que puder, dentro da lei 

Compreender a situação do morador, também é necessário. Por isso, sempre tenha um canal de negociação aberto. Converse com o jurídico, entenda o que pode ou não ser feito, para regularizar o caso sem maiores prejuízos para ambos os lados. 

  • Fazer campanhas de conscientização 

Conscientize! Faça campanhas, comunização visual e interna, discurse durante as assembleias, mas alerte sobre as desvantagens para todos, quando há inadimplência no condomínio.  

Organize sua gestão! 

Algumas ferramentas facilitam o dia a dia da gestão. E a Condofy é uma delas! Na nossa plataforma, você encontra recursos, que auxiliarão a administrar com qualidade, comunicação e sem estresse.  

Pelo aplicativo, você pode informar os condôminos, agendar lembretes e, assim, organizar o financeiro para que a inadimplência saia da rotina do seu condomínio. 

Leia aqui:  https://www.blog.condofy.com.br/2021/05/07/tecnologia-facilitar-gestao/ 

About Carolina Barbieri