condomínio, Gestão

Por que participar das Assembleias é importante?

A vida em comunidade resulta em alguns conflitos, requer organização e precisa de tomadas de decisões em conjunto. As assembleias são formas de administrar essa rotina. Mantendo um ambiente agradável e funcionando, para todos os moradores. 

Leia aqui: Conheça os tipos de assembleias de condomínio 

Manter-se ativo nas reuniões é uma forma de estar informado sobre os assuntos administrativos do condomínio e contribuir, para que a gestão atenda às necessidades dos condôminos. 

Mas, com a rotina profissional e pessoal, nem todos conseguem participar. Porém, algumas decisões requerem um envolvimento maior dos condôminos. Afinal, são situações que impactarão nos orçamentos e qualidade de vida dos moradores. 

Leia aqui: Participação nas assembleias: como aumentar? 

Principais motivos para participar 

  • Votar sobre orçamentos, obras e na eleição do síndico 

O planejamento de obras, situações financeiras e orçamentos gerais são sempre debatidos em conjunto, antes de qualquer tomada de decisão do síndico. Portanto, estar presente é uma forma de analisar com detalhes, tirar dúvidas e opinar sobre os assuntos.  

  • Apresentar sugestões e melhorias 

Você acredita que algo poderia ser feito diferente e com melhores resultados? A assembleia também acontece para ouvir você. É um espaço aberto para novas ideias, questionamentos e debates em conjuntos. Mas, lembre-se: a prioridade é sempre o coletivo. 

  • Conhecer outros condôminos 

Saber um pouco mais sobre as pessoas, que dividem o condomínio com você, é uma forma de estreitar novos laços, criar um ambiente agradável e ressignificar o conceito de comunidade.  

  • Melhorar a qualidade da gestão do condomínio  

Uma gestão precisa ser transparente, objetiva, funcional e democrática. Alcançar isso só é possível, quando todos propõem-se a participar e a contribuir.  

Uma solução para a baixa adesão  

A Pandemia gerou novas situações e adaptar-se foi mais que necessário. O ponto positivo foi que as soluções usadas tendem a continuar, a fim de tornar a rotina de todos mais prática.  

As assembleias virtuais são um bom exemplo disso. Legalmente, elas substituem as presenciais e possuem a mesma funcionalidade. Contudo, por serem online, a adesão costuma ser maior por parte dos condôminos.  

A transparência continua, mas a praticidade faz a gestão ser mais eficiente.  

A Condofy te ajuda! 

Na plataforma da Condofy você consegue agendar as Assembleias, compartilhar informações e concentrar toda a comunicação em um único aplicativo. Funções, que, sem dúvidas simplificarão a sua gestão.  

Leia aqui: 5 vantagens de uma administradora digital de condomínio