Gestão

Participação nas assembleias: como aumentar?

Participação nas assembleias

As reuniões de assembleias são fundamentais para tomar decisões que vão trazer melhorias para o condomínio. Sendo assim, a participação dos condôminos nas assembleias torna-se algo essencial para que as decisões sejam aprovadas ou não.  

Mas, com a correria do dia a dia, muitos condôminos não têm tempo para estarem presentes nas reuniões e, isso faz com que muitos síndicos se esforcem para atrair mais participantes, a fim de garantir o quórum ideal para a tomada de decisões referentes ao condomínio e que vão impactar na vida de todos.  

Pensando nesse desafio, a Condofy separou algumas dicas que vão ajudar você a aumentar a participação dos condôminos nas assembleias. Confira! 

Leia aqui: Conheça os tipos de assembleias de condomínio

Dicas para aumentar a participação dos condôminos nas assembleias

Defina bem a pauta da assembleia

Para evitar desinteresse por parte dos condôminos, não defina apenas um tema para ser discutido na reunião de assembleia, isso pode acabar afastando muitas pessoas.  

É fundamental que você crie uma lista que mescle os assuntos sobre o condomínio e suas melhorias para serem discutidos, tais como obras e manutenções, previsões orçamentárias e normas de convivência.  

Outro ponto que deve ser ressaltado e que você precisa seguir para não ter transtornos é evitar discutir assuntos que não foram pautados e notificados aos condôminos com antecedência.  

Defina um tempo para discutir cada assunto 

Uma das razões que muitos condôminos evitam participar de reuniões é por não saberem o tempo de duração da mesma. Por isso, se organize e defina um horário de início e término da assembleia e também para discutir cada assunto, assim você consegue seguir a pauta que foi criada e não se prolonga mais do que deveria.  

Crie um calendário de assembleias para o condomínio

Para maior organização, você pode criar um calendário para reuniões, definindo as pautas, os dias e os horários e, consequentemente, isso também ajudará os condôminos a se prepararem com mais antecedência.  

Use a tecnologia a seu favor 

Com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19 em 2020, os síndicos precisaram investir em um novo meio para discutir os assuntos que envolvem o condomínio e, dessa forma, passaram a realizar assembleias virtuais.  

As assembleias virtuais podem trazer muitos benefícios para uma gestão de condomínios e, um deles, é o aumento da participação dos moradores.  

Isso porque a tecnologia de uma plataforma digital permite que você realize e o condômino participe das reuniões em qualquer lugar.   

Leia aqui: 5 vantagens de uma administradora digital de condomínio

Agora que você já conferiu as principais dicas para aumentar a participação dos condôminos nas assembleias, compartilhe esse conteúdo com um amigo síndico (a).  

Caso queira conhecer sobre como a plataforma digital da Condofy pode simplificar a sua gestão e o dia a dia dos moradores, peça seu convite aqui e experimente por 45 dias gratuitos! 

Tagged , ,