Finanças, Uncategorized

Fundo de reservas: qual o valor ideal?

fundo-de-reservas-valor-ideal

Dentre vários assuntos que englobam a administração de condomínios e podem gerar dúvidas, o fundo de reservas é um deles. Por isso, neste artigo, vamos explicar do que se trata o fundo de reservas, principalmente, qual o valor ideal para o mesmo.  

O que é o fundo de reserva do condomínio? 

Como o próprio nome já diz, o fundo de reservas funciona como uma poupança feita pelo condomínio, para possíveis despesas extraordinárias, urgentes ou eventuais.  

Sendo assim, esse recurso garante segurança financeira para o condomínio, em casos de imprevistos, que podem impactar na vida dos moradores ou do patrimônio. Nesses casos, a resolução deve ser imediata. 

O fundo de reservas está previsto pela Lei 4.591/64, mais conhecida como a Lei do Condomínio. A mesma também determina que a forma de contribuição deve ser determinada pela própria Convenção do Condomínio.  

Quem deve pagar pela cota do fundo de reservas?  

O pagamento do fundo de reservas é um dever que todos os condôminos precisam cumprir. Em caso de locação de imóveis, fica sob responsabilidade do locador arcar com os custos do fundo de reservas.  

Entenda mais: Fundo de Reserva do Condomínio: quem paga essa conta?

Qual o valor ideal para um fundo de reservas? 

Como dito anteriormente, cabe a Convenção de Condomínio estipular o valor da contribuição, o período de cobrança e como é calculado o valor de rateio.  

Mas, de maneira geral, é estipulado que a cota de contribuição para o fundo varie entre 5% e 10% da cota condominial ordinária.  

No caso de um valor ideal, os especialistas recomendam que o mesmo seja o referente a três meses do valor da receita total. O que isso significa?  

Se o condomínio arrecada R$50 mil por mês, deve-se manter um saldo de, aproximadamente R$150 mil. Assim que o valor for alcançado, não significa que a arrecadação deve parar, visto que o prazo também é estipulado pela Convenção.  

Agora que você já entendeu mais sobre o valor ideal para um fundo de reservas, que tal ficar por dentro de outros assuntos que envolvem a gestão de condomínios?  

Continue nos acompanhando pelo blog ou nos siga nas redes sociais: 

Instagram

Facebook

Linkedin 
 

Para conhecer os serviços da Condofy, clique aqui