Gestão

O que um síndico não pode fazer? Saiba mais!

sindico-nao-pode-fazer

O cargo de síndico envolve muitas responsabilidades, como administração, legislação, prestação de contas, finanças, comunicação, gerenciamento de crises, obras e muito mais. Mas também existe uma lista de regras e deveres que o mesmo precisa cumprir na administração de um condomínio. Neste artigo, você vai conferir o que um síndico não pode fazer

Seja você gestor ou condômino, é necessário conhecer determinadas práticas proibidas. 

Síndico não pode expor condôminos inadimplentes

Infelizmente, uma situação muito recorrente nos condomínios do Brasil, a exposição de condôminos devedores é uma prática que fere a legislação e o síndico pode ser processado por danos morais, por conta do constrangimento causado.  

Ceder descontos a inadimplentes 

Assim como expor moradores devedores é proibido, ceder descontos para aqueles que estiverem com os pagamentos atrasados não é permitido, se a convenção do condomínio não estiver de acordo. Essa má prática pode trazer prejuízos financeiros para o condomínio. 

Síndico não pode usar o fundo de reserva como bem entender 
 

O fundo de reserva é um suporte financeiro utilizado em casos de obras, manutenções ou despesas emergenciais e, por essa razão, o síndico não pode fazer uso disso como bem entender.  

Para realizar qualquer alteração no fundo de reserva, o gestor precisa respeitar o que está previsto na convenção de condomínio e também levar para aprovação em assembleia.  

Tomar partido de conflitos  

Os conflitos entre os condôminos são uma das maiores dores de cabeça da vida de um síndico. Por isso, é essencial que a mediação do síndico seja completamente imparcial, sempre se baseando nas regras impostas pela convenção do condomínio e do código civil.  

Leia aqui: Como resolver conflitos entre vizinhos? 

Síndico não pode desrespeitar a convenção de condomínio 

O gestor precisa ser um exemplo e conhecer bem a convenção do condomínio que administra para evitar a infração de regras na sua gestão.  

Caso o mesmo ache necessário a alteração na convenção, é necessário convocar todos os moradores do condomínio para uma assembleia, para debater as novas mudanças.  

Deixar de prestar contas aos condôminos ou pagar as contas do condomínio 

A prestação de contas aos condôminos é uma obrigação básica do síndico e está prevista na legislação. Além de ser uma prática essencial, a prestação de contas é a principal maneira de mostrar aos condôminos que o trabalho está sendo realizado. 

Outra prática importante para o síndico é não esquecer de pagar as contas do condomínio. Ao aceitar o cargo, ele entende que pode responder civilmente e criminalmente pelo que acontece no condomínio. Sendo assim, caso o condomínio tenha alguma dívida ou algum problema judicial, o síndico irá responder na Justiça.  

Agora que você já conhece algumas práticas que não são aceitas durante a administração de um síndico no condomínio, uma das maneiras para evitar esses tipos de problemas e ter uma gestão mais eficiente, é contar com o auxílio de uma administradora de condomínios como a Condofy.  

A Condofy oferece um suporte humanizado, completo e 100% digital para o síndico e os moradores. Para mais informações, solicite o seu orçamento aqui.