Segurança

Erros que afetam a segurança da portaria do condomínio

erros-que-afetam-a-seguranca-da-portaria

A segurança é um dos fatores que mais pesa para aqueles que escolhem morar em condomínio. No entanto, apesar de todos os cuidados, ainda existem erros que afetam a segurança da portaria do condomínio.  

Diante disso e para ajudar a ter uma portaria mais segura, nós listamos os 4 erros mais comuns em portarias.  

O que é a portaria do condomínio? 

Antes de listar os erros mais comuns, nós explicaremos o que é a portaria do condomínio e como ela funciona.  

A portaria de um condomínio é o local onde moradores e visitantes entram no condomínio. Muitas vezes funciona como uma recepção e, geralmente, é o local onde fica o porteiro. Este sendo o profissional responsável por controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas do condomínio.  

A portaria pode ser tanto tradicional, contando com a presença de um porteiro, quanto remota, onde uma empresa especializada fica responsável para controlar a entrada e a saída das pessoas através de um sistema virtual.  

Os 4 erros que afetam a segurança da portaria do condomínio 

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é e como funciona a portaria de um condomínio. Confira os 4 erros que afetam a segurança da mesma.  

Erro 1: Não definir as regras de funcionamento da portaria 

A ausência de regras no funcionamento da portaria do condomínio pode acarretar diversos erros. Por isso, é essencial que esse tópico seja debatido nas assembleias entre os moradores.  

Essas regras devem estar presentes no regimento interno do condomínio, assim quando algum morador ou porteiro quebrar uma delas, o síndico deve usar o documento como base para orientar e tomar a atitude necessária.  

Leia aqui: Conheça os tipos de assembleias de condomínio

Erro 2: Não qualificar o porteiro  

Assim como a ausência de regras, a falta de um treinamento qualificado para o porteiro pode contribuir com muitas falhas que ameaçam a segurança do condomínio.  

O papel do síndico é orientar o porteiro sobre as suas principais funções, as regras estabelecidas no regimento interno do condomínio e verificar se o mesmo está cumprindo.  

Erro 3: Atribuir outras funções ao porteiro 

Um dos erros mais comuns nas portarias é permitir que o porteiro adquira outras funções, além daquilo que foi estabelecido.  

Atribuir outras funções como auxiliar moradores com compras, manobrar carros na garagem e até entrega de encomenda de delivery são erros gravíssimos e podem acarretar falhas na segurança.  

Erro 4: Não investir em equipamentos de segurança e tecnologia 

Manter a segurança no condomínio é uma das principais funções da portaria, portanto não investir em equipamentos de segurança e tecnologia é um erro que pode custar caro depois.  

Sistema de câmeras, de identificação ou softwares que controlam o fluxo de pessoas que entram e saem do ambiente dão um controle maior e garantem a tranquilidade dos moradores.  

Agora que você conhece os 4 principais erros que afetam a segurança da portaria do condomínio, compartilha conosco se já cometeu algum deles.  Se precisa levar uma administradora 100% digital para o seu condomínio, conheça mais sobre os serviços da Condofy aqui

Tagged , ,