condomínio

Garagem do condomínio: 5 regras para uma boa convivência

Garagem do condomínio

A garagem é um dos espaços mais ocupados no condomínio, mas que também causa muitas desavenças entre vizinhos, e por essa razão, a Condofy separou 5 regras essenciais que devem ser estabelecidas para garantir uma boa convivência. 

Antes de conhecer as regras, vamos começar pelo básico e entender o que é a garagem no condomínio e a quem pertence.  

Garagem no condomínio: o que é e de quem é? 

A garagem no condomínio é uma área comum, mas de uso exclusivo para os veículos dos moradores. Nesse caso, pode-se dizer que não há um dono da garagem ou das vagas, mas sim quem tem direito a usá-las conforme as regras estipuladas na convenção ou regimento interno do condomínio.  

E, para manter a boa convivência nesse espaço, é necessário estabelecer algumas regras essenciais. Confira! 

Vagas especiais na garagem do condomínio

Não é obrigatório a oferta de vagas especiais para idosos ou pessoas com alguma deficiência. Porém, havendo determinadas condições, é apropriado que as necessidades deste público sejam atendidas. É interessante discutir na assembleia a concessão das vagas maiores e de fácil acesso as entradas ou elevadores.  

Velocidade permitida na garagem

Garagem não é pista de corrida e para evitar transtornos ou, na pior das hipóteses, um acidente, é recomendado determinar uma velocidade máxima dentro deste espaço.  

Aluguel ou venda da vaga 

Conforme a Lei Federal nº 12.607 é proibido o aluguel ou venda de vaga na garagem para não moradores. Porém, caso o morador queira ceder o seu espaço para um vizinho, é preciso conferir o que está previsto no Regimento Interno do condomínio. 

Garagem não é lugar de criança 

Apesar de ser uma área comum do condomínio, os moradores, principalmente, os pais precisam entender que a garagem não é um espaço recomendado para as crianças brincarem ou estarem sem a supervisão de um responsável. Portanto, a circulação de bicicleta, skate, patins e entre outros brinquedos deve ser proibida neste espaço.  

Leia aqui: Bicicletário no condomínio 

Garagem não é lugar de entulho 

Caso o morador tenha acabado de se mudar e fez uma reforma no apartamento, é compreensível que deixe caixas ou materiais de construção em sua garagem, porém cabe ao síndico alertar que nada disso deve ser armazenado por muito tempo, correndo o risco alguém se ferir ou danificar algum outro veículo.    

É de extrema importância que essas regras e outras sejam bem elaboradas e, claro, bem descritas na Convenção do condomínio. Vale ressaltar que para os moradores cumpri-las, é preciso que o documento seja divulgado e acessível para todos, seja por meio de murais, e-mail ou até mesmo uma plataforma que centraliza tudo sobre o condomínio como a da Condofy.  

O artigo foi útil para você? Qual outra regra você adicionaria na lista? Comenta pra gente! 

Tagged , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *