Uncategorized

Condomínio em harmonia na pandemia: Confira 5 dicas

Condomínio em harmonia na pandemia

Mesmo com a chegada da vacina, o distanciamento social segue sendo a principal medida para impedir a disseminação do coronavírus.  As alterações na rotina já duram um ano e, em meio as mudanças, conflitos entre vizinhos surgiram e continuam a surgir. Diante disso, um dos papéis do síndico nesta pandemia é reforçar a importância da harmonia no condomínio para os moradores.  Neste artigo, confira algumas dicas para ter o condomínio em harmonia na pandemia

 
1. Evite barulhos altos  

Por conta da pandemia, muitos adultos e crianças estão confinados em casa. Para quem mora em condomínios, com dezenas de outras famílias, isso exige uma compreensão ainda maior sobre a necessidade de evitar barulhos que possam atrapalhar as atividades de trabalho e estudo alheias.  

Por isso, adie obras ou reformas, controle sons altos, como da televisão ou rádio e maneire no uso de outros eletrônicos e no volume das conversas. Em caso de reformas emergenciais, cabe ao síndico buscar uma alternativa para administrar esse conflito de interesses. 

2. Cuidado com os animais de estimação 

Assim como muitos de nós ficamos ansiosos e estressados por continuarmos em confinamento, com os pets não seria diferente. Por isso, para evitar os latidos não aprisione o animal em varandas ou áreas de serviço.  

Para acalmar os ânimos do seu bichinho, o ideal é levá-lo para passear sempre que possível, lembrando de sempre de usar máscara e higienizar as patas do pet quando voltar.  

3. Não circule pelo condomínio sem máscara 

A vacina chegou, mas os cuidados e o bom senso continuam, por isso, evite circular pelas áreas comuns do condomínio sem máscara.  

O síndico e outros funcionários do prédio podem advertir verbalmente os moradores que circularem desprotegidos nas áreas comuns. Caso isso persista, uma multa pode ser aplicada.  

4. Etiqueta nos elevadores 

É a maior área de risco de contágio, por isso a fiscalização deve ser redobrada. Com a pandemia, uma nova regra de etiqueta surgiu, na qual é sempre ideal perguntar se a pessoa que já está no elevador se incomoda de viajar com outras. Se ela falar que se incomoda, respeite e espere por outro elevador.  

5. Não se aglomere em áreas comuns 

Assim como evitar barulho, não receba visitas ou faça aglomerações nas áreas comuns do edifício. Os números de casos aumentaram e, com isso, aumenta o risco de contaminação, por isso, seja consciente e zele pela segurança e saúde coletiva.  

Em casos de descumprimento, o síndico e demais moradores podem intervir, acionar a polícia ou entrar com uma ação judicial.  

Vigilância Sanitária pode entrar em áreas comuns de condomínio 

Com todas essas dicas, vale ressaltar que a atitude para manter a harmonia no condomínio não é apenas do síndico, mas coletiva. E, para mais orientações sobre como otimizar a gestão em tempos de crise, saiba que a Condofy pode ajudar. 

Fale conosco 

Tagged , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *