condomínio, Finanças, Gestão

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONDOMÍNIO

Prestação de Contas

A prestação de contas no condomínio é uma medida que traz transparência na gestão do síndico, além de ser uma obrigação legal conforme Art. 1348, VIII, do Código Civil.

Qual é o objetivo da prestação de contas?

A prestação de contas tem como objetivo mostrar toda a movimentação financeira do condomínio, deixando claro, quais são as receitas, os gastos e permitir o planejamento do próximo ano. O ideal é que a prestação de contas ocorra de maneira gradual, mês a mês, assim, além de demonstrar clareza na gestão, incentiva aos moradores a participarem da vivência diária do condomínio.

Leia também sobre previsão orçamentária.

E como posso fazer essa prestação de contas?

Para fazer a apresentação da prestação de contas é preciso estar bem preparado, afinal, ela exige a documentação de um ano inteiro de movimentação financeira e, precisa ter uma série de documentos que devem ser reunidos e contabilizados. Caso, o síndico, nunca tenha feito a prestação de contas, nosso artigo de hoje vai te ajudar a organizar e se preparar para a apresentação.

Convocação da Assembleia:

Consta no código civil a obrigação legal da prestação de contas por meio da assembleia convocada pelo síndico, a fim de provar toda a movimentação financeira do período.

A prestação é composta por:

  • Balanço contábil: que é um documento bem detalhado que mostra as despesas fixas e variáveis;
  • Demonstrativo de despesas: resumo das contas;
  • Documentação comprobatória de despesas e receitas;
  • Lista de inadimplentes.

Dicas para a apresentação:

  • Prepare uma prestação clara e visualmente estimulante;
  • Use e abuse de gráficos e nada de textões; ?
  • Faça divisões pelas categorias.

Assim as informações ficarão mais organizadas e de fácil entendimento.

Qual é o prazo para essa prestação de contas?

Segundo o código civil, o síndico deve prestar contas anualmente e, quando for exigido, ou seja, os condôminos podem pedir que uma prestação de contas seja feita a qualquer momento, por isso, esteja sempre organizado com a documentação para apresentá-lo prontamente, caso seja exigido.

O ideal é que o síndico utilize o início do ano para a realização da prestação do exercício anterior, no caso da convenção do condomínio ser omissa. Caso ela estipule um determinado período para a prestação de contas, devem-se seguir prazos estipulados.

Se o síndico se recusar ou estiver impedido de convocar a assembleia, os moradores podem convocar uma reunião por meio de abaixo assinado com no mínimo ¼ da assinatura dos proprietários, conforme o Art 1.350.

Organize-se e faça ou cobre a prestação de contas do seu condomínio, além de ser uma exigência da lei, essa prática só traz segurança e clareza para moradores e confiabilidade e profissionalismo ao gestor.

Como a Condofy auxilia na prestação de contas de Condomínios?

Aqui na Condofy, você tem toda a sua movimentação financeira bem organizada e toda documentação em um só lugar.

O síndico e os condôminos podem consultar diariamente as movimentações financeiras do condomínio na nossa plataforma e app, assim todos podem checar:

  • Lançamentos de débito;
  • Notas e os comprovantes de pagamento;
  • Apresentação dos saldos que o condomínio porventura tenha em contas de Fundo de reserva e investimentos.

No início de cada mês, nossa equipe gera um relatório em pdf com as receitas e despesas do mês anterior e envia aos síndicos e conselheiros um relatório digital para assinatura.

Após assinado o relatório fica à disposição dos moradores na nossa plataforma. Tudo de maneira clara, objetiva e digital.

Síndicos, estão preparados para a prestação de contas?

Moradores, sabiam dessas informações?

Deixe suas dúvidas nos comentários. ?

Tagged , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *