Muitas notícias de tragédias que ocorrem por causa da falta de regularização anti-incêndios, por isso, é preciso ficar atento e aprender sobre prevenção contra incêndios em condomínios.
Segurança é o valor número um para qualquer boa administração em condomínios e, o principal motivo de preocupação para os moradores.
Você já avaliou como está a segurança contra incêndios?
A responsabilidade pela segurança e regularização anti-incêndios é do dono do empreendimento, ou por quem é o responsável por ele, nesse caso o síndico.
Existe uma série de regras e regulamentos que devem ser seguidos com afinco para garantir a segurança geral e prevenção contra incêndios. Confira:
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB
O AVCB é o documento emitido que comprova que o estabelecimento está de acordo com todas as normas de segurança contra incêndios.
Para conseguir o AVCB, é necessário reunir os seguintes documentos:
- Atestado que o empreendimento possui extintores, hidrantes, portas corta goto e sinalização de emergência. Tudo instalado e dentro do prazo de validade;
- Documentação (ART) – Anotação de Responsabilidade técnica das instalações de gás e para-raios;
- Laudo comprovando que todas as instalações estão ok;
- Atestado da brigada de incêndio.
E como posso prevenir incêndios em meu condomínio?
Além de deixar toda a documentação em dia, é importante estar atento a mais algumas normas de segurança para prevenir incêndios:
- A manutenção e revisão de equipamentos deve ser feita de forma periódica, assim não haverá riscos e você ainda economiza com gastos.
- As instalações de alarmes de incêndio, detectores de fumaça e sprinklers são fundamentais para garantir a segurança e notificar os bombeiros.
- Todos os extintores devem estar em perfeitas condições. Com recarga feita anualmente e seguindo a indicação de se ter dois por andar, atendendo as classes A, B e C.
- Observe e tome o máximo de cuidado com os hidrantes. As mangueiras devem estar secas para evitar o apodrecimento, além de, anualmente ser feito o teste hidrostático para evitar despressurização e vazamentos.
- Mantenha sempre as portas corta fogo fechadas e sem obstrução.
Plano de emergência e treinamentos
Você te um plano de emergência? No caso de acidentes, os moradores precisam saber o que deve ser feito. Com o plano montado e devidamente anunciado aos condôminos, você garante mais segurança e menos pânico.
E os treinamentos contra incêndio? Estão em dia? Organize um prático com auxílio com um bombeiro, assim, as pessoas estarão preparadas para ajudar em casos de emergência.
Segurança é coisa séria
Fique atento as dicas e compartilhe esse artigo para que mais pessoas conheças essas informações.
Tem alguma dúvida sobre combate a incêndios? Deixa nos comentários.