condomínio

COMO LIDAR COM COVID19 NO CONDOMÍNIO

Apesar do início da flexibilização da quarentena, ainda estamos enfrentando a pandemia e, muitas pessoas ainda têm sido infectadas pela doença, neste post vamos falar em como lidar com covid19 no condomínio.

Mas, e quando a doença chega no condomínio que você administra, o que fazer?

Hoje nós vamos falar como lidar quando algum condômino for contaminado pelo #coronavirus.

Morador testou positivo e agora como lidar com covid19 no condomínio?

Desde que a doença chegou ao país, os condomínios precisaram se adequar com as normas de higiene e segurança para evitar a contaminação, mas, se mesmo com todos os cuidados algum condômino testou positivo em seu condomínio sabia que é imprescindível que síndico e  administradora estejam em sintonia para realizar todos os procedimentos necessários.

O condômino, por segurança deve informar a sua condição ao síndico que em conjunto com a administradora devem planejar a forma de comunicar ao condomínio.

É importante dizer que o sigilo da identidade do condômino deve ser mantido e o comunicado deve ter caráter informativo sobre o vírus e cuidados.

Isolamento social e quarentena

É indicado a quarentena para pessoas que estiveram expostas ao vírus por pelo menos 14 dias, que é o prazo máximo para que os sintomas se manifestem.

O isolamento social é indicado para quem testou positivo para COVID19, que deve entrar em isolamento total, sem nenhum tipo de contato com outros moradores do apartamento.

É fundamental seguir as recomendações do Ministério da Saúde e a OMS mantendo-se em isolamento no caso dos sintomas leves, a fim de evitar a sobrecarga no sistema de saúde.

Para o infectado também é necessário reforçar os procedimentos de higiene para não contaminar os demais moradores da residência como:

  • Higienizar tudo o que for tocar;
  • Sair do local de isolamento para os outros cômodos usando máscara;
  • Não compartilhar nenhum objeto como: talheres, copos, toalhas etc.;
  • Manter-se isolado sozinho em algum cômodo de casa mantendo a distância mínima de 1 metro dos outros moradores;
  • Ter o cuidado de isolar roupas para lavar em sacos plásticos para evitar o contágio.

Solidão e o isolamento, como proceder?

Se ficar em quarentena já complicado, a situação é ainda mais delicada para quem precisa ficar em isolamento total.

Síndico e administradoras podem criar campanhas incentivando a solidariedade dando ideias aos condôminos de como lidar esse momento difícil com um pouco de leveza.

A administradoras através de correntes e dicas, podem estimular redes de solidariedade para quem está em isolamento e para os grupos de risco.

Vemos muitos casos de pessoas que se comprometem a fazer compras para aqueles que não podem sair de casa e fazendo ligações, chamadas de vídeo para aqueles que estão isolados.

Pense junto da sua administradora formas de levar conforto e gentileza para seus condôminos nesse período tão difícil.

Aproveite a tecnologia e use-a a seu favor para ter apoio na hora de lidar com condôminos com a COVID19.

A Condofy é uma administradora 100% digital e têm ajudado síndicos no Brasil inteiro a administrar com mais facilidade todos seus processos durante a pandemia.

Como tem sido para você esse período? Houve casos de coronavirus em seu condomínio?

Leia sobre o Novo Normal no Condomínio.

Conversa com a gente, queremos saber.

Tagged , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *