Gestão

Como fazer uma gestão transparente de condomínios? Veja aqui!

Uma gestão transparente é fundamental na administração do condomínio, pois faz com que os condôminos e o síndico desenvolvam uma confiança mútua, incentivando o comprometimento e a responsabilidade de todos.

Contudo, muitos síndicos encontram problemas no momento de proporcionar essa transparência, tanto por desconhecimento sobre como fazer isso quanto pela dificuldade em organizar todas as tarefas e documentos envolvidos na administração.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais dicas para garantir a transparência na gestão do condomínio. Confira!

Seja objetivo nas assembleias

A clareza e a objetividade do síndico durante as assembleias são fundamentais para a transparência. Isso facilita a compreensão dos moradores sobre os tópicos abordados e evita que surjam dúvidas. Mesmo assim, os moradores podem fazer perguntas e é obrigação do síndico respondê-las. Preste todos os esclarecimentos necessários para que os condôminos entendam a situação do condomínio.

Lembre-se de que as decisões exigem votações e a participação dos moradores. Portanto, a compreensão a respeito da gestão é fundamental para que eles votem de forma consciente, em busca das melhores soluções para o condomínio.

Controle as despesas e as entradas

A prestação de contas é uma das obrigações do síndico, previstas no Código Civil. Ela deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, em uma assembleia convocada com esse objetivo. Porém, isso também deve ser feito quando os condôminos solicitarem.

Por isso, é fundamental manter um bom controle financeiro, registrando todos os pagamentos recebidos e as despesas com as obrigações do condomínio. Além disso, é necessário arquivar os documentos relacionados, como contratos e recibos, com o objetivo de comprovar as movimentações financeiras registradas.

Invista na comunicação

Uma das principais características de uma gestão transparente é a comunicação com os condôminos. Para tanto, é fundamental que os moradores tenham canais específicos para se comunicar com o síndico, com o objetivo de esclarecer dúvidas, dar sugestões ou apresentar reclamações.

Isso pode ser feito com a criação de grupos em aplicativos de mensagens, a adoção de e-mails específicos ou com ferramentas desenvolvidas especificamente para isso. Assim, tudo fica registrado e o síndico consegue manter um controle do que já foi respondido e dos recados pendentes.

Com um bom sistema de comunicação, o envio de avisos importantes sobre a administração do condomínio se torna mais prático, facilitando o acesso de todos às informações repassadas e aumentando a transparência na gestão.

Use a tecnologia a seu favor

Lidar com as contas a pagar, cobranças, assembleias e manter uma boa comunicação exigem muita organização do síndico. Mas manter todos os documentos e registros em ordem pode ser um pouco complicado.

Para facilitar essa tarefa, adote soluções tecnológicas, como digitalização de documentos e a adoção de softwares de gestão. Os sistemas contam com diversas ferramentas e funcionalidades, principalmente referentes ao controle financeiro e à comunicação com os condôminos.

A transformação digital também traz uma grande vantagem: com tarefas integradas e o armazenamento de documentos e informações, é possível gerar relatórios de forma simples e rápida, com base nos dados registrados no software.

Quem deseja um suporte maior na gestão pode contratar uma administradora digital de condomínio. Assim, você une os conhecimentos da empresa em relação às regras e obrigações do síndico com as facilidades proporcionadas pelo uso da tecnologia.

Pronto! Seguindo essas dicas para uma gestão transparente no condomínio, o acesso às informações pelos moradores será mais simples. Além disso, o síndico terá mais praticidade para cumprir todas as tarefas da administração.

Então, gostou desse post? Se você ainda tem dúvidas sobre como manter a transparência na gestão ou tem outras dicas sobre o assunto, compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *