condomínio, Gestão

Economize definitivamente nos gastos do condomínio

É unânime. 10 em cada 10 síndicos querem economizar nas contas do condomínio! Baixar o valor da conta no final do mês é o objetivo de 100% dos brasileiros que representam os milhares de condomínios em território nacional.

Nós fazemos questão de te ajudar a tornar o seu condomínio mais sustentável e o seu patrimônio cada dia mais valioso. E por estarmos juntos, no artigo de hoje queremos te inspirar e apresentar lugares incríveis com consumo inteligente para que você possa reproduzir no seu condomínio!

Para isso, vamos embarcar na arquitetura sustentável. O uso inteligente dos recursos naturais e a otimização dos processos tem como objetivo diminuir o impacto que o meio ambiente sofre com obras, reformas e construções pela cidade.

Segundo o Archtrends, os pilares da arquitetura sustentável são:

  • reduzir o uso de materiais de construção;
  • priorizar o baixo consumo de energia em processos de iluminação, refrigeração e aquecimento;
  • incentivar as fontes de energia renováveis;
  • obter o máximo de desempenho com o menor impacto possível;

Fontes alternativas para consumo inteligente

A tecnologia é a resposta para muitas novidades que vem surgindo na área de arquitetura inteligente. Isso também provoca um movimento de democracia, acesso e compartilhamento… ou seja, todos podem ter acesso a tornar o seu consumo cada dia mais inteligente.

Os recursos que chamamos de fontes alternativas são renováveis, não poluem como as fontes utilizadas até então e praticamente não impactam o meio ambiente de forma brusca.

Novas opções surgiram. E a primeira que queremos te apresentar é o trabalho de uma startup curitibana, Metha Soluções, que desenvolve uma micro usina residencial. A ideia é da dupla de  engenheiros mecânicos Felipe Wotecoski, 31 anos, e Juliano Rataiczyk, 30, sempre gostaram do assunto energias renováveis e, como o Brasil é o país com maior potencial hídrico do mundo, pensaram no uso da água para geração de energia. A micro usina hidrelétrica, pode ser instalada no “quintal” de casa e não gera nenhum impacto ao meio ambiente.

O protótipo tem o formato e tamanho de uma caixa de abelhas ou de um fogão quatro bocas, como brincam Felipe e Juliano), é capaz de gerar até 720 Kilowatts/hora por mês (uma economia de cerca de R$ 500 mensais com a conta de luz). A quantia é suficiente para abastecer de três a quatro residências urbanas ou duas a três propriedades rurais mensalmente. E o que sobra da energia produzida é jogada de volta na rede da empresa privada de energia responsável pela gestão em Curitiba, que pode ser usada pela vizinhança (igual como acontece com outros sistemas, como os de energia solar e eólica).

Coloque em prática a economia perto de você

A micro usina em breve estará disponível inclusive no seu condomínio (torcendo!) mas enquanto a dupla ainda está desenvolvendo caminhos para chegar até a sua casa, nós queremos te lembrar ou até apresentar alguns materiais conhecidos por diminuir os prejuízos causados pela construção:

  • telhado com isolamento térmico;
  • elastopor (outra solução para isolamento térmico);
  • torneira temporizada;
  • descarga com acionamento duplo;
  • pisos recicláveis;
  • telhas de fibra vegetal;
  • tintas com baixos índices de compostos orgânicos voláteis;
  • lâmpadas de LED.

E se for um síndico ou síndica mais planejado e ousado imagina que maravilha colocar um projeto como este em prática, olha só:

Economia de recursos para se inspirar

Para você se inspirar e ver o que já está sendo feito, trazemos o futuro para o seu presente. Inspire-se, compartilhe com seus vizinhos, síndico e síndica…quem sabe a próxima reforma não é por aí?! 🙂

Escola Verde quebra paradigmas de experiência

A escola na capital da Suécia revoluciona a experiência de aprendizado baseado na educação ativa para crianças do jardim de infância aos estudantes do ensino médio.

Escritório no Leblon com paredes verdes

Com mais de 20 metros em paredes verdes no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, o escritório além de lindo abusa da luz natural.

O Bruno, nosso CEO, tem uma bela história de um condomínio que teve problema com a conta da água… e acabou de uma forma que até nós achamos que não havia solução, dá o play pra conferir:

Para baixar o guia e entender como aplicar ações, dicas e até economizar dinheiro, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *