Gestão

Como resolver conflitos entre vizinhos na pandemia?

Conflitos em um condomínio são mais comuns do que se gostaria, e diante de uma pandemia, eles ficaram ainda mais intensos. Seja por reclamações de barulhos em horário de trabalho, aglomerações em áreas comuns, divergências nas reservas de espaços ou até mesmo questões pessoais, é preciso a intervenção do síndico para resolver conflitos entre vizinhos. Buscando auxiliar o síndico com essas questões, nós preparamos este artigo com algumas dicas focadas em comunicação, bom senso e empatia. Confira! 

CLAREZA NA COMUNICAÇÃO 

Uma ideia mal comunicada pode ser fonte de muitos problemas, por isso clareza na comunicação é essencial para evitar conflitos em comunidade. Com isso, o síndico tem um papel de grande responsabilidade.  

Cabe a ele levar as questões e informações mais importantes aos moradores do condomínio, mas para que isso seja eficiente é preciso definir quais são os canais de comunicação.  

LEIA: Comunicação não violenta para condomínios

Em condomínios administrados pela Condofy, esse processo pode ser mais simplificado, pois tudo se encontra centralizado em sua plataforma. Mas caso, o seu condomínio tenha poucos recursos, vale ao síndico e aos moradores avaliarem qual é o melhor canal de comunicação para eles. Confira algumas opções abaixo: 

  • E-mail 
  • Telefone 
  • Grupos no WhatsApp ou Telegram 
  • Quadro ou Mural de avisos   

BOM SENSO EM QUESTÕES COLETIVAS 

O bom senso é a forma sensata e equilibrada de decidir e julgar determinadas situações apresentadas. E no contexto de um condomínio, é essencial que o síndico faça uso dessa habilidade para mediar conflitos.  

Com a pandemia, os ânimos dos moradores ficaram exaltados e com isso os síndicos de todo o país passaram a implantar medidas de biossegurança dentro do condomínio, como por exemplo uso de máscara em áreas comuns, reservas de espaços, higienização das mãos com álcool gel e entre outros.  

Em caso de descumprimento dessas medidas, o síndico deve avaliar todo o contexto com bom senso para que não seja visto como um gestor autoritário dentro do condomínio.  
 

EMPATIA PARA RESOLVER CONFLITOS

Empatia é outra habilidade que o síndico deve ter no dia a dia. Ser empático é aquele que se coloca no lugar do outro, buscando agir e pensar da forma que ele pensaria.  

Os conflitos dentro de um condomínio, na maioria das vezes, acontecem por conta de desentendimento entre vizinhos. Cabe ao síndico mediar os lados de cada situação, com empatia, para encontrar uma solução.  

Vale ressaltar que o síndico não deve tomar um lado, mas sim ser imparcial diante dessas questões. Por isso, para chegar a uma boa conclusão, ouça a todos, livre-se de preconceitos e pré julgamentos, analise cada fato isolado e faça uma boa mediação. Caso necessário, peça a participação do conselho.  

Diante do exposto, nós vimos que para resolver ou evitar conflitos entre vizinhos nos condomínios, é primordial que o síndico possua ou desenvolva algumas habilidades como comunicação, uso do bom senso e empatia.  

A Condofy te ajuda a ter uma excelente administração condominial. Contamos com uma equipe especializada e uma plataforma com funcionalidades que podem facilitar o seu dia a dia, incluindo uma comunicação mais clara e eficiente com os moradores.  

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