condomínio, Tecnologia

COMO ORGANIZAR RESERVAS DE ESPAÇOS?

Organizar reservas de espaços

Sabemos como a pandemia do Covid-19 tem trazido mudanças na vida das pessoas e, principalmente, daquelas que residem em condomínios. Com muita frequência, novos decretos são lançados e delimitam o uso dos espaços comuns dentro de um prédio.  Pensando na dificuldade do síndico para lidar com essas constantes transformações, preparamos esse artigo para auxiliar a organizar as reservas de espaços do condomínio na pandemia.  

OS ESPAÇOS COMUNS PODEM SER REABERTOS? 

Como dito anteriormente, constantemente novos decretos são lançados, por esse motivo é fundamental que o síndico se mantenha atualizado sobre as normas e regras válidas para a região do condomínio.  

Afinal, o síndico é o responsável legal pelo condomínio como um todo, conforme consta no Art. 1348 do Código Civil. É sua função zelar pela segurança e qualidade de vida dos moradores. 

Vale ressaltar que o síndico pode responder criminalmente por problemas ocorridos durante a sua administração. Por isso, é primordial respeitar o regulamento de reabertura dos espaços comuns nas dependências do condomínio.  

Para se manter informado sobre as regras das áreas comuns: 

  • Acesse o site da Prefeitura e do Governo Estadual da sua localidade 
  • Mantenha-se atento a imprensa local 

COMO ORGANIZAR RESERVAS DE ESPAÇOS DURANTE A PANDEMIA? 

Por ser um vírus que se propaga facilmente pelo ar, os espaços comuns de um condomínio se tornam ambientes propícios para a disseminação do mesmo. 

Sendo assim, para evitar a aglomeração de pessoas nessas áreas, muitos condomínios vêm adotando medidas de reservas de ambientes com hora marcada. 

Dessa forma, existem algumas maneiras de organizar as reservas de espaços. São elas: 

Agendamento de forma manual 

O síndico pode ser ou escolher o responsável para realizar os agendamentos dos ambientes de maneira manual, seja por meio de um caderno, agenda ou planilha do excel.  

Agendamento por meio de plataforma ou aplicativo 

Essa segunda opção de agendamento pode ser oferecida por meio de administradoras digitais de condomínios, como no caso da Condofy.  

Leia aqui: Dicas para contratar uma administradora

As reservas acontecem através de uma plataforma ou aplicativo, onde os moradores podem conferir os dias e horários disponíveis, assim como alterar ou cancelar caso precisem. 

Dessa forma, o síndico e demais funcionários do condomínio não precisam se preocupar em organizar os agendamentos de moradores, e assim podem investir atenção e energia em outras atividades.  

Por fim, o agendamento digital também evita que alguém tente burlar as regras do condomínio na hora de reservar um espaço.  

Seja qual for a forma de agendamento escolhida pelo síndico, vale ressaltar que é essencial espaçar os horários disponíveis para uso dos ambientes, levando em consideração o tempo para higienizá-los.  

A atenção devida a esses detalhes são fundamentais para reduzir o risco de contaminação por Covid-19 dentro do condomínio.  

Se este artigo foi útil para você, compartilhe! 

Para saber mais sobre os serviços da oferecidos pela plataforma da Condofy, clique aqui. 

Tagged , , ,