condomínio, Gestão, Sustentabilidade

CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL: CONFIRA 4 DICAS!

Condomínio mais sustentável

As práticas sustentáveis são uma realidade ao redor do mundo. Com isso, muitos condomínios, através de pequenas ações entre moradores e síndicos, buscam diminuir os seus impactos no meio ambiente. Mas se você ainda não sabe por onde começar, neste artigo, confira 4 dicas para um condomínio mais sustentável.  

COLETA SELETIVA PARA UM CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL

Uma ação de sustentabilidade no condominío é a coleta seletiva, pois diminui a quantidade de lixo que será enviada para o aterro, e isso impacta positivamente com o planeta. 

O síndico pode realizar palestras educativas para ensinar os passos da triagem aos moradores, para que depois eles encaminhem os resíduos para uma área adequada no condomínio.  

Com isso, o condomínio também deve disponibilizar os coletores de lixo reciclável. Para o recolhimento desse lixo, é ideal que o condomínio firme parceria com uma empresa especializada em reciclagem. 

DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA 

Ainda é muito comum para algumas pessoas descartar óleo de cozinha diretamente no ralo da pia, mas saiba que essa prática é muito grave para o meio ambiente. Um litro de óleo é capaz de contaminar até 20 mil de litros de água.  

Além disso, prejuízos materiais também podem ser causados com essa ação como o entupimento de canos e degradação da tubulação do edifício.  

A atitude correta é armazenar o óleo usado em garrafas pet e depois encaminhar para empresas especializadas em no tratamento de reciclagem desse material. 

USO CONSCIENTE DA ÁGUA NO CONDOMÍNIO

O síndico pode, mais uma vez, conscientizar os moradores em relação ao uso da água, reduzindo o tempo de abertura de torneiras e chuveiros.  

Outras práticas possíveis são instalar descargas com acionamento duplo e torneiras com temporizadores – o desligamento automático é uma medida eficaz para evitar o desperdício.  

A captação de água chuva por meio de cisternas é outa ação que pode ser utilizada para irrigar plantas e hortas do condomínio.  

LÂMPADAS DE LED PARA UM CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL

Uma prática sustentável adotada no mundo inteiro é a instalação de lâmpadas de LED

Ao aderir essa ação, os condomínios podem economizar em até 75%, poupando o consumo energético e a redução de custos.  

Além disso, lâmpadas de LED ajudam na melhoria do ambiente, já que não esquentam e tem uma vida útil excelente, diminuindo a necessidade de manutenção.  

Agora que você já sabe como implantar ações mais sustentáveis no condomínio, é necessário entender que a cooperação entre síndico e moradores é a peça fundamental para que o condomínio se torne um ambiente mais amigo do meio ambiente.  

Leia: Senso Comunitário no Condomínio

Para conhecer mais e contratar os serviços da Condofy, clique aqui.

Tagged , , ,