condomínio, Digital, Gestão, Tecnologia

COMO FAZER A ELEIÇÃO DE SÍNDICO

Um dos eventos mais importantes na vida em condomínio é a eleição do síndico, afinal, a importância de seu trabalho é fundamental para a gestão do empreendimento.

Apesar de parecer, a eleição não é algo tão simples e envolve uma série de etapas, além de alguns conhecimentos sobre legislação.

Mas não se preocupe, contaremos tudo pra você neste artigo.

Quem pode se candidatar para a eleição?

A eleição acontece a cada dois anos e segundo o Código Civil, qualquer pessoa maior de idade, com capacidade para exercer a função, sendo ou não morador do condomínio podem se candidatar a eleição. Isso também se estende para os locatários do empreendimento.

No caso, apenas os moradores inadimplentes ficam de fora.

Quem pode votar nessa eleição?

No caso da votação, apenas os proprietários podem votar. Os inquilinos podem conseguir o direito de votação com procuração dos donos do imóvel.

Existe reeleição de síndico?

A resposta é sim! É possível que um síndico seja reeleito quantas vezes os condôminos desejarem. O Código Civil não limita o número de vezes que pode haver reeleição.

O síndico recebe salário? E quanto ele deve receber?

Na maioria os casos o síndico recebe uma remuneração por seus serviços prestados ao condomínio que pode ser de diversas maneiras. Fica a cargo de consulta a convenção do condomínio para definir se o mesmo será pago como salário, descontos ou isenção das taxas condominiais, portanto, não existe um valor fechado para definir salário de síndico.

Também é possível a contratação de um síndico profissional, que prestará o serviço de forma autônoma.

E por último, mas não menos importante: Como se organiza uma eleição de síndico?

Se você leu até aqui, deve estar se fazendo essa pergunta, certo? Então vamos lá:

A primeira coisa que deve ser feita é convocar uma assembleia com os candidatos, é importante ter uma boa comunicação para que haja engajamento dos condôminos.

Pense em diversas formas de divulgação como WhatsApp e redes sociais. Internamente, utilize o aplicativo do condomínio para facilitar, e em tempos de pandemia do coronavírus, por meio do app é possível realizar a assembleia de maneira virtual.

Organize-se e comunique a assembleia com pelo menos 30 dias de antecedência.

A eleição oficial é feita na assembleia de prestação de contas e aprovação orçamentária. Certifique-se de documentar tudo na ata para registro dos acontecimentos.

Os candidatos são livres para fazer suas campanhas, desde que respeite as regras do condomínio.

Agora que você já sabe fazer a eleição de síndico, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.

Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *