Dentre as diversas responsabilidades do síndico está a gestão de conflitos, e muitos são os gatilhos que podem desencadear os desentendimentos, desde animais de estimação a inadimplência e, cabe ao síndico, intermediar a situação, buscando a melhor forma de acalmar os moradores para que tudo fique em harmonia.
Qual é o conceito da gestão de conflito?
Podemos definir a gestão de conflitos como a capacidade de resolver e administrar um conflito entre duas partes, que, caso não haja intervenção pode gerar consequências graves.
E no caso dos condomínios, o síndico tem a responsabilidade de garantir o bem-estar dos moradores.
Principais causas dos conflitos
Assim como citamos, são inúmeras as causas de desentendimentos entre moradores, mas, podemos destacar:
- Número alto de inadimplentes;
- Vagas de garagem;
- Barulho;
- Animais de estimação;
- Atitudes e barulho das crianças;
- Entre outras.
Com o distanciamento social e o modelo de trabalho em casa, algumas atividades podem gerar um número maior de visitantes dentro do condomínio, que também pode gerar muito desconforto e desentendimento entre os moradores.
Mas e o que síndico pode fazer?
Como o responsável por manter o bom convívio dentro do condomínio, além de uma série de habilidades que o síndico deve ter ele precisa saber administrar os conflitos e ter atitudes assertivas.
- Saber ouvir:
Ter a imparcialidade e sabe ouvir com paciência os dois lados da história. É fundamental ser justo, mesmo que uma das partes seja alguém mais próximo de você. Jamais deixe que seus relacionamentos pessoais atrapalhem suas decisões e interfiram em seu papel.
- Ser acessível:
Uma das maiores dificuldades encontradas na mediação dos conflitos é por conta da falta de comunicação. É inadmissível que o síndico não seja acessível.
Facilite e abra seus canais de comunicação, seja por pessoalmente ou por e-mail.
- Deixar o regulamento e normas bem claras para os moradores:
Dessa forma, se todos conhecerem seus direitos e deveres fica mais fácil amenizar os conflitos e poder resolver os impasses de maneira rápida e justa.
- Discrição:
O síndico precisa ser profissional e discreto, portanto, nada de vazar informações s ou julgar problemas particulares de condôminos como a inadimplência, brigas ou informações pessoais de algum morador.
- Mantenha um bom relacionamento com os condôminos.
Todo mundo sabe que um bom relacionamento com todos é a base de uma gestão. Cative uma amizade de forma respeitosa e profissional com os moradores e, você terá mais facilidade para intermediar qualquer problema que possa surgir.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a espalhar informação de qualidade para os síndicos do nosso país.