Gestão, Segurança

PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM CONDOMÓNIOS

Muitas notícias de tragédias que ocorrem por causa da falta de regularização anti-incêndios, por isso, é preciso ficar atento e aprender sobre prevenção contra incêndios em condomínios.

Segurança é o valor número um para qualquer boa administração em condomínios e, o principal motivo de preocupação para os moradores.

Você já avaliou como está a segurança contra incêndios?

A responsabilidade pela segurança e regularização anti-incêndios é do dono do empreendimento, ou por quem é o responsável por ele, nesse caso o síndico.

Existe uma série de regras e regulamentos que devem ser seguidos com afinco para garantir a segurança geral e prevenção contra incêndios. Confira:

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB

O AVCB é o documento emitido que comprova que o estabelecimento está de acordo com todas as normas de segurança contra incêndios.

Para conseguir o AVCB, é necessário reunir os seguintes documentos:

  • Atestado que o empreendimento possui extintores, hidrantes, portas corta goto e sinalização de emergência. Tudo instalado e dentro do prazo de validade;
  • Documentação (ART) – Anotação de Responsabilidade técnica das instalações de gás e para-raios;
  • Laudo comprovando que todas as instalações estão ok;
  • Atestado da brigada de incêndio.

E como posso prevenir incêndios em meu condomínio?

Além de deixar toda a documentação em dia, é importante estar atento a mais algumas normas de segurança para prevenir incêndios:

  • A manutenção e revisão de equipamentos deve ser feita de forma periódica, assim não haverá riscos e você ainda economiza com gastos.
  • As instalações de alarmes de incêndio, detectores de fumaça e sprinklers são fundamentais para garantir a segurança e notificar os bombeiros.
  • Todos os extintores devem estar em perfeitas condições. Com recarga feita anualmente e seguindo a indicação de se ter dois por andar, atendendo as classes A, B e C.
  • Observe e tome o máximo de cuidado com os hidrantes. As mangueiras devem estar secas para evitar o apodrecimento, além de, anualmente ser feito o teste hidrostático para evitar despressurização e vazamentos.
  • Mantenha sempre as portas corta fogo fechadas e sem obstrução.

Plano de emergência e treinamentos

Você te um plano de emergência? No caso de acidentes, os moradores precisam saber o que deve ser feito. Com o plano montado e devidamente anunciado aos condôminos, você garante mais segurança e menos pânico.

E os treinamentos contra incêndio? Estão em dia? Organize um prático com auxílio com um bombeiro, assim, as pessoas estarão preparadas para ajudar em casos de emergência.

Segurança é coisa séria

Fique atento as dicas e compartilhe esse artigo para que mais pessoas conheças essas informações.

Tem alguma dúvida sobre combate a incêndios? Deixa nos comentários.

Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *