condomínio, Finanças, Gestão

AUDITORIA: PARA QUE SERVE NOS CONDOMÍNIOS?

A auditoria é tão importante pois a arrecadação de valores dentro de condomínios é muito alta, e muitos empreendimentos já passaram ou, ouviram falar sobre fraudes, desvios ou descuido por parte da administradora ou do síndico.

Quando os moradores não conseguem acompanhar ou existem questionamentos sobre a clareza nos gastos, a auditoria, é uma ferramenta poderosa contra infortúnios quer possam ocorrer com as finanças.

Para realizar o serviço de auditoria em condomínios, a empresa especializada ou contador fica responsável por:

  • Avaliar todas as contas;
  • Checar a veracidade das notas fiscais;
  • Se existem fraudes nas contas;
  • Verificar se os serviços prestados estão sendo feitos da forma correta;
  • Checar possíveis desvios de verbas;
  • Gerar relatório de fácil e entendimento para os condôminos de tudo o que foi avaliado.

Para que a auditoria seja validada, ela precisa ser feita por uma empresa registrada no CRC – Conselho Regional de Contabilidade, e preferencialmente, sem pessoas ou empresas com vínculos com o condomínio, moradores ou síndico.

E o síndico, pode contratar a auditoria?

Não só pode como deve. É primordial que a gestão condominial seja feita de forma transparente, a auditoria é uma ferramenta que garante o bom funcionamento e saúde da gestão contábil do empreendimento.

O ideal é que as auditorias sejam realizadas de forma preventiva, assim evita fraudes e gera confiança entre condôminos, na periodicidade mensal ou trimestral.

Mas ela também pode ser contratada para ser realizada de forma investigativa, quando há desconfiança da existência de ilegalidades no condomínio.

Principais benefícios

Além de deixar a gestão transparente e estabelecer uma relação de confiabilidade, a auditoria pode ser trazer uma série benefícios para a gestão do síndico:

Fazer um acompanhamento mais assertivo das contas:

Com os altos valores arrecadados nos condomínios, o síndico pode se perder na hora de gerir todos os recursos, e com a auditoria ele terá profissionais especializados para ajudá-lo a conferir cada despesa e valores arrecadados. Com todas as recomendações, o síndico evita dores de cabeça futuras.

Avaliar a gestão geral do condomínio:

Com o auxílio da auditoria, é possível saber se o empreendimento tem má gestão por parte do síndico, ou administradora. O auditor checa ponto a ponto e avalia se todos os valores arrecadados estão sendo bem administrados bem como a organização de contas a pagar e recebidos, folha de pagamento, contratos com empresas prestadoras de serviço entre outros.

Evitar fraudes:

Um dos maiores motivos da contratação da auditoria é por conta de fraudes. Infelizmente muitos condomínios são vítimas desses crimes e a avaliação criteriosa, irá identificá-los e as provas obtidas através dos relatórios, são usadas na justiça para punir os culpados.

A auditoria é primordial para uma boa gestão, trazendo transparência, confiabilidade e profissionalismo ao trabalho do síndico.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com algum amigo que precisa conhecer essas informações.

Tagged , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *