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GESTÃO DE ENCOMENDAS NO CONDOMÍNIO

Com a pandemia e o isolamento social, o número de encomendas aumentou consideravelmente, e a grande dúvida de muitos síndicos e condôminos é: como lidar com o recebimento de encomendas no condomínio.

Comprar pela internet já era um hábito rotineiro para a maioria das pessoas. A facilidade de pesquisar preços e a comodidade de receber tudo em casa, atrai milhares de consumidores para o comércio online.

O que a legislação diz?

Não existem muitos detalhes sobre as regras, mas, segundo a Lei Federal nº 6538/78. Todos os responsáveis pelo condomínio (síndicos, zeladores, porteiros, funcionários) estão aptos a receber as encomendas dos condôminos, e são responsabilizados em caso de extravio ou violação.

E como evitar problemas com os recebimentos de encomendas no condomínio?

Uma vez que o condomínio pode receber as encomendas e é responsabilizado por qualquer dano que ocorra, é importante fazer uma boa gestão, ter processos claros e bem estabelecidos para tudo corra bem, e para que não haja nenhuma indisposição no recebimento das encomendas.

Estipule quais tipos de mercadoria poderão ser recebidas, tamanhos e valores máximos, e uma forma de comprovar que a encomenda foi entregue. Não se esqueça de enviar a ata para que todos fiquem cientes das novas regras.

  • Debata sobre o assunto em assembleias: a melhor maneira para tomar decisões é convocar a assembleia e definir junto com os condôminos as regras e torná-las oficiais no regimento interno.
  • Registro e controle: crie um livro-protocolo para que os condôminos assinem assim que retirarem a sua mercadoria. Isso evita qualquer mal-entendido;
  • Oriente seus funcionários: após estabelecer todas as regras, é fundamental treinar bem os colaboradores para que as regras sejam seguidas. É importante deixar as normas em um mural ou local visível.
  • Prazos de retirada: defina com os condôminos um prazo máximo para a retirada de suas encomendas e correspondências, a fim de manter a organização e a eficiência na entrega para todos.
  • Seu condomínio não tem porteiro? Então defina alguém responsável por fazer toda a entrega e controle. Pode ser o síndico ou um morador, mantenha as entregas com os protocolos para evitar qualquer erro e extravio.
  • Peça que os condôminos informem quando irão receber encomendas especiais, assim a portaria estará preparada para receber e armazenar.
  • Segurança em entregas delivery: fica a critério do regulamento interno do condomínio se entregadores podem ou não se dirigir as unidades para fazerem suas entregas.

Nestes casos, o ideal é que a portaria tenha um cadastro prévio dos profissionais e não circularem sozinhos pelo condomínio.

A premissa da gestão de encomendas visa a segurança e comodidade para os moradores, é necessário que haja equilíbrio e boa comunicação para que tudo ocorra como planejado.

Como são as medidas de segurança em seu condomínio em relação as encomendas? Você tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe nos comentários!

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