condomínio, Gestão

Como se tornar um síndico moderno

Os tempos mudaram e os perfis dos síndicos também, agora é essencial que a função seja ocupada por um síndico moderno. Estima-se que hoje em dia 38% dos cargos são ocupados por mulheres e em geral, o síndico profissional também é mais jovem com uma média de idade entre 35 a 55 anos.

Tempos modernos pedem uma gestão moderna, por isso, nós vamos falar sobre algumas habilidades e dar algumas dicas para que você, síndico, tenha uma gestão melhor e se torne um síndico moderno.

O perfil atual e as responsabilidades do síndico

A tarefa de ser síndico é complexa e por esse motivo, cada vez mais profissionais com formação superior e em cargos gerenciais nas empresas que atuam, tem ocupado esse cargo nos condomínios em que vivem.

As atribuições dos cargos são muitas e, de acordo com o artigo 1.348 do Código civil, o síndico representa, cumpre e faz com que os condôminos respeitem as regras e convenções. Além de convocar assembleias e reuniões, elaborar orçamentos, conferir os pagamentos das taxas condominiais e zelar pelo condomínio de maneira geral.

O síndico também responde civil e criminalmente pelo condomínio que administra.

Passo a passo para modernizar a gestão de condomínios se tornar um síndico moderno

Para se tornar um síndico moderno, a sua gestão precisa ser seja coesa, organizada e prática e é necessário ter uma visão ampla e empresarial, por esse motivo algumas ações precisam ser tomadas.

  • Comunicação clara: o síndico não precisa necessariamente ter um perfil extrovertido, mas é imprescindível ter comunicação clara, falar e escrever bem.
  • Trabalho em equipe: conte com profissionais da área jurídica e contábil para seu condomínio. Você não precisa saber tudo, mas é sua obrigação escolher profissionais competentes para prestar assessoria e te ajudar nas questões referentes a administração.
  • Boa gestão de recursos: a boa administração do dinheiro do condomínio é responsabilidade do síndico, que inclusive pode responder criminalmente por má gestão. Tenha planejamento, seja organizado, preste contas para seus condôminos sobre o que está sendo feito com o dinheiro deles. Uma gestão financeira transparente é imprescindível para um bom síndico.
  • Trabalho em equipe: administrar um condomínio e tomar todas as decisões não é uma tarefa fácil, por isso, peça ajuda e delegue funções básicas. Crie conselhos e com a união dos condôminos, você terá colaboração para decidir sobre assuntos como limpeza, conservação etc.
  • Use a tecnologia a seu favor: apesar da presença física do síndico ainda ser indispensável em algumas ocasiões, com os avanços tecnológicos, é possível administrar muitos assuntos do seu condomínio através da internet. Administradoras digitais facilitam a sua gestão além de gerarem muita economia de tempo e dinheiro. Os aplicativos permitem que você execute muitas tarefas da sua gestão através do seu celular. Use isso a seu favor.
  • Jogo de cintura: um síndico moderno sabe ouvir, tem paciência e consegue resolver as questões entre seus condôminos, além de estar aberto a ouvir críticas e sugestões sobre seu trabalho, e assim conseguir aprender e melhorar cada vez mais a sua gestão.

Contrate uma Administradora Digital

Além de desenvolver todas essas habilidades, para se tornar um síndico moderno você precisa estar atualizado e contratar Administradora Digital Condofy, que otimiza todos esses processos para que sua gestão seja organizada, transparente e prática.

Conheça 4 inovações tecnológicas para te auxiliar a se tornar um síndico moderno.

Como você tem se preparado para melhorar a sua gestão como síndico?  

Tagged , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *