Tecnologia

4 inovações para condomínios que você deve conhecer e colocar em prática

O avanço tecnológico tem permeado todas as áreas da nossa vida, seja no âmbito pessoal, seja no empresarial. Setores econômicos inteiros estão se reinventando rapidamente para que possam se manter atualizados junto às principais tendências e inovações.

O mesmo ocorre com as inovações para condomínios, que visam a facilitar tanto as tarefas diárias de gestão para síndicos e administradores quanto o cotidiano dos próprios moradores. O processo de transformação digital tem afetado serviços comuns e não é diferente na gestão condominial.

O objetivo deste artigo é apresentar 4 tecnologias que estão mudando processos tradicionais de gestão e descobrir mais sobre a importância de acompanhar as novidades do mercado. Acompanhe!

1. Gestão digital do condomínio

A automatização de condomínios se refere à aplicação intensiva de tecnologia em processos de gerenciamento antes realizados manualmente. As soluções abarcadas por essa tendência afetam o controle de recursos humanos, materiais e financeiros de um condomínio.

Alguns exemplos são:

  • controles financeiro e contábil que facilitam a emissão de boletos e a elaboração de relatórios;
  • gestão de serviços terceirizados, como jardineiros, encanadores e eletricistas;
  • gestão de pessoal próprio, como o controle da folha de pagamento e dos serviços jurídicos contratados.

Dessa forma, os síndicos contam com ferramentas que otimizam o tempo e a eficácia no exercício da função enquanto gestor.

2. Aplicativos e redes privativas

O crescimento contínuo da quantidade de smartphones, bem como a popularização das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, também representam uma tendência benéfica para a gestão condominial.

Graças a essas ferramentas, o síndico garante uma forma de contato praticamente instantânea com todos os moradores. Isso ocorre por meio de grupos, por exemplo, fazendo com que memorandos, avisos e outras mensagens cheguem efetivamente aos destinatários. Essa é uma prática muito mais eficiente em comparação aos velhos murais de aviso, que geralmente passam despercebidos.

Outra vantagem desses aplicativos é a segurança, pois o controle de membros e as informações expostas nos grupos são facilmente geridas, evitando exposições a terceiros não autorizados.

3. Portaria eletrônica

O grande diferencial dessa ferramenta é o controle feito a distância sobre as entradas e saídas de funcionários, visitantes e moradores. Tradicionalmente, nem sempre é possível contar com porteiros que tenham um bom treinamento para lidar com situações que envolvam a segurança e o controle de acesso.

A vantagem dos sistemas a distância é que são geridos por equipes especializadas e conectadas às autoridades policiais. Essa solução opera graças a um conjunto de recursos, como câmeras de monitoramento e vigília, capazes de responder de forma rápida em situações de emergência.

4. Sistema de geração de energia

Manter o fornecimento de energia de maneira contínua para o conjunto dos moradores pode ser uma tarefa árdua em um país marcado por ineficiências, como tarifas altas e sistemas de transmissão sensíveis a qualquer tipo de variação.

Em condomínios residenciais ou corporativos, não é desejável que toda a estrutura esteja à mercê de quedas de energia, apagões e outro problemas que envolvam fenômenos naturais, como chuvas e tempestades. A solução para situações semelhantes é a adoção de um gerador de energia próprio.

Inicialmente, os custos para a aquisição podem parecer salgados. Porém, se considerarmos o investimento necessário e os benefícios relacionados à economia de energia, veremos que o resultado da conta é muito positivo para os moradores no longo prazo, além de proporcionar mais conforto e estabilidade.

Diante de tantas tecnologias, resta reforçar aos gestores, síndicos e demais pessoas envolvidas na gestão de condomínio a necessidade de permanecerem atentos sobre as novidades voltadas ao seu setor.

Sendo assim, não há escapatória para o gestor consciente. Para manter um padrão de qualidade, é preciso buscar e implementar soluções capazes de facilitar o dia a dia dos moradores, incrementando mais segurança e satisfação a todos.

E então, o que achou de conhecer as principais tendências e inovações para condomínios? Aproveite para assinar a nossa newsletter e, assim, receber assuntos de grande relevância em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *