Finanças

Saiba como fazer gestão de recebíveis no seu condomínio

A gestão de recebíveis consiste em um dos maiores pilares do departamento financeiro de qualquer condomínio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Logo, quando não é realizada de maneira correta e eficiente, a sua empresa corre o perigo de ter grandes perdas, afetando, assim, o seu bom desenvolvimento.

Nesse sentido, gerenciar um prédio não é um trabalho básico. Ser síndico exige várias obrigações e uma delas é verificar o correto pagamento de todos os envolvidos. Sem uma administração rígida, a inadimplência pode alcançar um grau preocupante e afetar todas as tarefas por causa da ausência de recursos provenientes dos pagamentos atrasados.

Continue a leitura e saiba como fazer a gestão de recebíveis no seu condomínio!

Registre todos os recebíveis

É primordial registrar todas as contas a receber de seu condomínio. Sem essa prática, o gestor não conseguirá realizar nenhuma ação que contribua para o desenvolvimento do local. Desse modo, ao anotar os seus recebíveis, é necessário identificar o nome do cliente e a data de vencimento da fatura.

Também é importante realizar uma previsão de quanto o seu empreendimento receberá a cada mês. Esse registro serve para que você saiba quais investimentos poderão ser efetuados e a quantidade de produtos que serão adquiridos para repor o estoque de limpeza, por exemplo.

Contudo, com o decorrer do tempo, será possível saber quais são os clientes mais inadimplentes e quais costumam pagar na data marcada.

Acompanhe mensalmente

Realizado o registro dos seus recebíveis, é o momento de fazer o acompanhamento mensal. Nessa hora, procure estabelecer a melhor ação para o seu negócio. Se ele for de pequeno porte, esse gerenciamento pode ser realizado todos os dias. Se tiver diversas filiais, o recomendado é realizar um controle mensal.

Um eficiente acompanhamento permitirá ao síndico ter um maior controle a respeito dos recebíveis do negócio. Por meio dele, você será capaz de saber se os pagamentos serão suficientes para arcar com as contas mensais da organização (relacionadas a colaboradores, impostos e distribuidores).

Cobre dos moradores inadimplentes

Mesmo que a cobrança seja uma obrigação e, por vezes, desconfortável, é necessário colocá-la em ação para se certificar de que a sua empresa conseguirá ter o montante ideal para resolver seus compromissos. Antes de tudo, não se esqueça de que a cobrança é um direito de sua instituição, já que o serviço foi entregue.

Entretanto, a única coisa que você necessita ter cuidado no momento de realizar uma cobrança é evitar atitudes grosseiras e ameaças, visto que podem proporcionar transtornos à sua instituição. É essencial ser sempre educado e buscar compreender a situação do cliente para, então, finalizar um acordo que ajude ambas as partes.

Portanto, um eficiente planejamento e organização são imprescindíveis para o processo de gerenciamento, uma vez que o condomínio inteiro depende de uma movimentação de caixa saudável para funcionar corretamente e proporcionar bons resultados.

É válido destacar que uma administradora digital de condomínio pode ajudar na gestão de recebíveis. A Condofy, por exemplo, é especializada em realizar todos os serviços rotineiros desses espaços, já que tudo é feito por meio da internet e sem a necessidade de uso de papel.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *