Tecnologia

O que é a automatização de condomínio? Entenda mais sobre este tema!

A automatização de condomínio é um efeito direto das inovações da tecnologia. Portaria virtual e certificados digitais são exemplos de boas práticas desse empoderamento digital. Diante disso, é legal explorar um pouco mais as formas de melhorar os relacionamentos entre administradoras, síndicos e moradores. Trata-se de uma automação de processos com resultados visíveis para todas as partes interessadas.

Ficou interessado no assunto? Então, confira o nosso conteúdo para entender melhor!

Mas afinal, o que é automatização de condomínio?

Antes de explorarmos um pouco mais as boas práticas, precisamos entender o significado do termo automatização de condomínios. Trata-se da aplicação dos recursos da tecnologia como forma de melhorar os processos de planejamento, controle e execução das rotinas de um condomínio.

O intuito é facilitar as tarefas dos envolvidos sem incorrer em custos e riscos desnecessários. Gestão de funcionários, coleta seletiva e administração financeira são demandas interessantes para essa automação de procedimentos.

Quais são as principais práticas de automatização?

Gerenciar moradias envolve várias tarefas, fluxos de trabalho e demandas recorrentes. Todo esse esforço requer planejamento, controle e eficiência.

O foco na produtividade é essencial para a qualidade de vida dos moradores. Nesse sentido, é preciso ter processos inteligentes e utilizar a tecnologia como um apoio à gestão condominial.

Emissão de boletos

Prática bem comum quando se fala da parte financeira de um condomínio, a emissão de boletos facilita bastante a vida dos síndicos e dos moradores. É possível melhorar o controle das receitas, despesas, custos e taxas extras de um período contábil.

Também há a possibilidade de criar um histórico das contas mais recorrentes, eventuais inadimplências e se preparar para obras, reformas e manutenções preventivas. Trata-se de uma funcionalidade crítica para um sistema de automação condominial.

Gestão de contas a pagar

A emissão de boletos e a gestão de contas a pagar são duas práticas que se comunicam bastante. A ideia é ter um controle maior sobre os itens de despesa e as fontes de receitas que mais afetam as finanças do condomínio.

Nesse caso, uma gestão transparente pode ser interessante para evitar eventuais desgastes com os moradores. Vale lembrar, também, que se trata da administração do dinheiro de várias pessoas. Por isso, é importante registrar todas as ocorrências e eventuais problemas.

Suporte jurídico

Uma função de apoio direto ao síndico. Por meio do suporte jurídico é possível embasar as decisões das assembleias sem correr o risco de ruídos de comunicação e demandas judiciais.

O objetivo é manter as rotinas de funcionamento e controle dentro da legalidade, sem burocracias desnecessárias. Desse modo, a administradora, os síndicos e os moradores podem concentrar seus esforços nas demandas mais críticas do condomínio.

Gestão de folhas de pagamento

A contabilidade condominial é um ramo bastante específico. Por isso, contar com a ajuda de uma administradora é uma opção interessante.

A gestão das folhas de pagamento dos funcionários envolve rotinas um pouco mais complexas. Trata-se dos salários e direitos dos trabalhadores. Assim, é preciso ter controle e planejamento das tarefas para que isso não gere problemas para a qualidade de vida dos condôminos.

Enfim, você pôde perceber que a automatização de condomínio é uma área bem ampla e com várias atividades que requerem o uso da tecnologia. Portanto, o apoio de especialistas é fundamental. Vale lembrar que esse esforço também pode contribuir para a valorização do patrimônio dos moradores.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores novidades sobre administração digital de condomínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *