Sustentabilidade

Confira 5 dicas de como economizar água em condomínio

A água consiste em um recurso natural finito. Nosso país tem várias reservas hídricas, por isso, diversos brasileiros não costumam dar muita importância às causas ambientais voltadas para economizar esse recurso natural. 

Com a temática da sustentabilidade tomando elevadas proporções, não só em salas de aula, mas também no dia a dia de cada cidadão, é necessário que ações sustentáveis relacionadas ao consumo da água sejam colocadas em prática. 

Sendo assim, existem muitas opções que nos ajudam na diminuição diária do uso desse recurso. Então, é fundamental que exista um gerenciamento capaz de interferir significativamente em sua preservação.

Continue a leitura e conheça 5 dicas de como economizar água em condomínio!

1. Determine horários para regar o gramado

A grama precisa ser regada pela manhã ou ao final da tarde, isto é, quando não se tem a presença intensa do sol. Priorizar esses períodos se torna positivo, já que evita a rápida evaporação da água pelo calor.

2. Faça uso de dispositivos tecnológicos

Hoje há diversos instrumentos tecnológicos que ajudam a reduzir o desperdício, como os temporizadores e os redutores de pressão. Eles podem ser colocados nos chuveiros e nas torneiras para diminuir o gasto de água.

Além do mais, é fundamental a inserção desses instrumentos nos ambientes mais frequentados do condomínio, já que são locais que apresentam maior circulação de pessoas. Cabe destacar que a instalação desses mecanismos é fácil e oferece vários resultados, dentre eles a diminuição dos gastos mensais.

3. Invista em hidrômetros individuais

Os hidrômetros podem ser ótimas alternativas para economizar água em condomínio. Na maioria dos prédios antigos eles são coletivos. Porém, diversas vezes a medição individualizada faz com que os moradores saibam seus gastos mensais. Isso deixa mais claro o consumo e incentiva atitudes para diminuir o uso da água.

Ao efetuar algumas mudanças comportamentais o morador conseguirá um retorno direto em sua conta mensal, fazendo com que práticas do mês anterior possam se tornar rotina. Desse modo, suas despesas são reduzidas e garantem economia de forma significativa.

4. Use aeradores no bico das torneiras

Uma torneira comum despeja cerca de 5 a 20 litros de água por minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo ou aeradores no bico das torneiras, esse número pode chegar a menos de 2 litros por minuto — uma redução de pelo menos 60%.

5. Conscientize os moradores e funcionários

Para alcançar bons resultados, é essencial conscientizar os moradores e funcionários de seu condomínio. Afinal, a mudança de atitude contribui diretamente para a redução do consumo desse recurso hídrico.

Nesse caso, é indicado disponibilizar, em quadro de avisos, cartazes que lembrem os moradores sobre a necessidade de reduzir o consumo de água em condomínio e quais atitudes podem ser eficientes. Práticas como realizar banhos mais rápidos e fechar a torneira ao escovar os dentes contribuem bastante.

Portanto, essas dicas sobre como economizar água em condomínio ajudarão na preservação de um importante recurso natural e na conta do final do mês. Além do mais, é importante destacar que tal prática influenciará na formação de uma sociedade mais consciente, o que impactará nas próximas gerações.

Gostou do nosso post? Então, confira 4 dicas para melhorar a segurança em condomínios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *