condomínio

O que é auto de vistoria do corpo de bombeiros? Entenda!

A administração de condomínios é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Prestações de contas, controles de funcionários e serviços de manutenção são bons exemplos dessas demandas. Outros pontos importantes são a segurança e o bem-estar dos moradores. Por isso, é necessário conhecer um pouco mais sobre o auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB).

Toda construção precisa estar em conformidade com as regras de segurança e de prevenção de incêndios. Essa exigência é fundamental para manter o alvará de funcionamento do condomínio regular, além de evitar multas e sanções.

Ficou interessado no assunto? Então, confira agora mais informações sobre o AVCB!

O que é um auto de vistoria do corpo de bombeiros?

Trata-se de uma documentação para atestar as vistorias realizadas em uma edificação quanto ao cumprimento das normas de prevenção de incêndios. A ideia é que os locais mantenham condições adequadas para garantir a segurança e a proteção dos moradores.

Para tanto, são necessárias ações técnicas, administrativas e estruturais. Também é interessante contar com o apoio de uma administradora de condomínios para lidar com essas demandas.

Quais são os documentos necessários para conseguir o AVCB?

Laudo elétrico

É um documento assinado por um engenheiro eletricista para atestar as boas condições das instalações e dos equipamentos elétricos do seu condomínio. Com isso, pode-se diminuir bastante as chances de curtos-circuitos, quedas de energia e incêndios.

Atestado da brigada de incêndio

Esse é um treinamento que os condomínios devem oferecer periodicamente aos moradores e funcionários. No entanto, nem sempre isso ocorre. O objetivo é sensibilizar e educar as pessoas quanto aos cuidados para prevenir incidentes.

Controle de materiais de acabamento e revestimento

Trata-se da sigla CMAR. A ideia é verificar se os carpetes, tintas, revestimentos e materiais utilizados na manutenção das instalações do condomínio são anti-fogo. Assim, é possível evitar diversos acidentes.

ART dos para-raios

É uma anotação de responsabilidade técnica. O objetivo é realizar, todos os anos, a medição ôhmica do aparelho de para-raios. Esse item é bem importante para o proprietário receber a indenização do seguro caso ocorra um sinistro em sua residência.

Abrangência do grupo gerador

Atestado para comprovar o funcionamento correto dos geradores de energia do prédio. Nesse caso, é interessante verificar se o fundo de reserva do condomínio é suficiente para cobrir as despesas com esses equipamentos de alto custo.

Atestado dos sistemas de combate a incêndios

Documento para atestar o funcionamento dos itens de segurança do condomínio. São verificadas as condições dos hidrantes, extintores, corrimãos, portas corta-fogo e sinalizações de emergência.

ART das instalações de gás

Outra anotação de responsabilidade técnica. O objetivo é verificar se as tubulações do prédio têm vazamentos e se o funcionamento está adequado. Nesse caso, é legal conscientizar os moradores quanto ao manejo correto das pias, descargas e torneiras.

Os documentos necessários para obter o AVCB do condomínio valem cinco anos para construções residenciais e três anos para estabelecimentos comerciais. Caso as vistorias não estejam em dia, os administradores, síndicos e partes responsáveis podem receber multas e até processos judiciais

Muito bem! Agora você conhece mais detalhes do auto de vistoria do corpo de bombeiros. Se gostou do artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais favoritas e leve informações relevantes a seus contatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *