Tecnologia

Entenda já a importância do certificado digital para condomínios

O certificado digital para condomínio é obrigatório. Apesar de ser solicitado há muito tempo, diversos gestores desses estabelecimentos ainda apresentam dúvidas a respeito de sua real necessidade e, assim, adiam a sua retirada.

É importante destacar que o certificado digital proporciona mais praticidade para a administração. Além do mais, o gestor só consegue acessar o canal “Conectividade Social” da Caixa Econômica Federal e mandar informações a respeito da previdência dos colaboradores do condomínio por meio da ferramenta.

Continue a leitura para entender mais sobre a importância do certificado digital!

O que é o certificado digital e qual sua função?

O certificado digital consiste em um documento eletrônico utilizado por diversas organizações, pessoas físicas e condomínios com a finalidade de certificar quem está realizando uma ação virtual. Em outras palavras, é um tipo de carteira de identidade eletrônica, visto que apresenta a mesma importância que um documento físico.

Para você compreender melhor, imagine a seguinte situação: uma pessoa jurídica necessita efetuar tarefas administrativas de maneira virtual — por meio do celular ou do computador —, como obrigações fiscais, imposto de renda, dentre outras ações. Desse modo, como certificar quem está realizando essa atividade?

Com a certificação digital é possível garantir a identidade de uma empresa sem que um representante deva comparecer presencialmente. Assim, existe menos burocracia e mais agilidade no processo.

Por que é importante tirar o certificado digital?

Se o síndico não providenciar a certificação para o condomínio, a administração não poderá encaminhar os dados solicitados para a Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Prefeituras. Nesse sentido, o condomínio pode receber multas da Justiça do Trabalho e diversos processos trabalhistas.

Quais são os documentos necessários para a certificação digital?

Para realizar a retirada do certificado digital para condomínio é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • convenção do condomínio;
  • cartão de CNPJ do condomínio;
  • ata de eleição do síndico atual, corretamente assinada e registrada com firma reconhecida em cartório;
  • CPF e RG ou CNH do síndico;
  • comprovante de residência do síndico;
  • instituição do condomínio, disponível por meio do cartório de imóveis;
  • especificação do condomínio, documento elaborado quando a construtora realizou a montagem do projeto do empreendimento.

Só é possível emitir o certificado se o cadastro do síndico estiver em dia com o sistema da Receita Federal. Sendo assim, é preciso ficar atento na hora da troca do mandato.

Quais são as vantagens do certificado digital?

O certificado digital para condomínio proporciona diversas vantagens. Confira, a seguir, as principais para o seu empreendimento:

  • possibilita ao síndico assinar os papéis de maneira imediata e com agilidade;
  • deixa o condomínio de acordo com as exigências da legislação;
  • permite cumprir as exigências fiscais de maneira automatizada, por exemplo, com a declaração de Imposto de Renda online;
  • contribui na conferência das contribuições previdências dos funcionários;
  • ocasiona a segurança dos dados e das transações do condomínio, reduzindo fraudes;
  • diminui o número de papéis gasto em processos burocráticos.

Portanto, ao obter um certificado digital para condomínios, o síndico realiza uma importante tarefa para ficar de acordo com a legislação trabalhista. Além do mais, pode contar com uma empresa especializada nessa área, como a Condofy. Trata-se de uma administradora digital de condomínios preparada para oferecer todos os serviços tradicionais, por meio da internet e sem a necessidade de utilização de papel ou documentos físicos.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *