Gestão

Você sabe o que faz uma administradora de condomínios? Veja aqui!

Quando se fala na contratação de uma administradora de condomínios, normalmente surgem dúvidas sobre a necessidade desse serviço ou quais as funções exercidas pela empresa contratada.

Na verdade, a empresa presta todos os serviços desejados pelos condôminos para garantir uma gestão eficiente ao condomínio, de acordo com as necessidades de cada um. Portanto, essa contratação traz diversos benefícios, ofertando um suporte completo ao síndico e aos moradores.

Neste post, explicaremos as atribuições de uma administradora de condomínios e como ela pode ajudar na gestão condominial. Confira!

Gestão das contas ordinárias

O condomínio tem obrigações financeiras recorrentes, como a quitação de contas de água e energia elétrica das áreas comuns, a folha de pagamento de funcionários e outras despesas relacionadas à sua manutenção. É essencial efetuar os pagamentos nos prazos corretos, caso contrário, o condomínio pode ser penalizado com multas, juros e, até mesmo, ações judiciais de cobrança.

Uma administradora de condomínios se responsabiliza por essa função, controlando as despesas condominiais, bem como o pagamento de todos os fornecedores e prestadores de serviços. Outro ponto importante é que a gestão inclui a cobrança das taxas dos condôminos, para que seja possível arcar com todas as despesas.

As empresas que trabalham com a administração de condomínios também emitem boletos e se responsabilizam pela cobrança, tomando as medidas cabíveis em relação aos moradores inadimplentes.

Gerenciamento das áreas administrativas

Além do pagamento das despesas, existem diversos cuidados que devem ser observados na administração do condomínio. Arquivamento de documentos, controle financeiro, realização de assembleias, pagamento de impostos e outros controles são fundamentais para uma gestão eficiente.

Isso exige conhecimento técnico e muita organização do síndico. No entanto, o processo pode ser facilitado ao contar com uma administradora. Ela conhece os trâmites legais, as exigências fiscais e demais rotinas necessárias, ajudando em todas as áreas da gestão condominial.

Outro serviço relevante ofertado por esse tipo de empresa é a contratação de um síndico profissional, que fica sob supervisão da administradora no exercício das suas funções. Assim, os condôminos garantem que todas as atividades atribuídas ao síndico serão cumpridas de acordo com a legislação.

Assessoria para o condomínio

É comum que o síndico e os moradores tenham dúvidas diante de problemas e impasses que podem surgir no condomínio. Em geral, isso exige conhecimento técnico sobre a legislação e os direitos das partes, o que dificulta o esclarecimento dessas questões e, muitas vezes, resultam em erros e prejuízos.

Por ter uma atuação constante na área, a administradora de condomínios oferece uma equipe capacitada, que conta com advogados especializados em diversos assuntos, para fins de prestar uma assessoria completa. Isso também é importante para evitar erros de gestão, que podem resultar em prejuízos ou ações judiciais contra o condomínio.

Para garantir um serviço completo, essas empresas também oferecem relatórios sobre as atividades do condomínio, auxiliando na tomada de decisão dos moradores e na prestação de contas pelo síndico. Por isso, as taxas cobradas por uma administradora variam de acordo com a empresa.

Isso depende dos serviços fornecidos e dos custos para cumprir o contrato, o que inclui pagamento de empregados, materiais utilizados e outros itens. Como consequência, as opções digitais gera menos custos, oferecendo taxas mais acessíveis e outros benefícios para o condomínio.

Desse modo, uma administradora de condomínios auxilia em todos os procedimentos da gestão, com o controle de contas, cobranças e apoio ao síndico e aos moradores para esclarecer eventuais dúvidas.

Este artigo esclareceu as suas dúvidas sobre a função dessas empresas? Caso tenha algum questionamento ou experiência com esse tipo de serviço, compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *