Digital, Gestão, Tecnologia

10 serviços que a tecnologia irá substituir na administração do seu condomínio

A responsabilidade de dividir espaços com outros seres humanos, com as mesmas necessidades que vocês, não é de hoje. Vivemos em condomínios desde o início da nossa existência. A questão é que viemos aprendendo a melhorar cada vez mais como esse momento poderia ser bom para todos.

É realmente uma sensação de satisfação diferente de todas as outras quando você gosta de viver onde você mora. Esperamos que este seja o seu grupo. Caso não for, tudo bem. Há sempre como melhorar a convivência e tornar prazeroso essa experiência de ser um condômino.

A internet realmente conseguiu nos transformar. Pare e pense por um momento em quem você era e como vivia há 20 anos atrás.

Muito diferente, certo?

O fato é que estamos muito mais conectados. E assim será também nos próximos anos, estamos empoderados, inclusive digitalmente – falamos mais sobre isso aqui. A administração de condomínio não fica de fora dessa era de mudanças. Se você nos lê de um celular, entende bem do que estamos falando. E se estiver no computador, as abas do computador podem te entregar. São inúmeras possibilidades que podemos escolher.

A tecnologia tem um papel importante nesse processo. É por meio dela que as inovações acontecem, é por sua evolução que também conseguimos materializar ideias e melhorias de forma contínua.

E hoje é sobre isso que vamos falar. De que forma a tecnologia pode te impactar para algo que nem sempre você deu atenção no seu condomínio – que faz parte da rua rotina. Neste artigo, você vai compreender como fazer melhorias imediatas, aprender novas formas de fazer processos antigos, como economizar recursos, por exemplo. Apresentar possibilidades de tecnologias e inovações que você encontra a poucos cliques para levar na próxima reunião de condomínio (ou enviar esse post, assim que terminar, por WhatsApp para os vizinhos).

São 10 serviços que hoje já fazem parte do seu condomínio mas em breve devem ser substituídos. E você pode dar o primeiro passo!

Vamos começar esclarecendo que tudo isso faz parte da transformação digital.

Impacto da transformação digital na sua vida

A transformação digital não é apenas digitalizar a rotina. Usar um celular, usar planilhas do excel ou coisas do tipo. É uma nova mentalidade que pertencerá a tudo a todos pois causa impacto direto na forma como nos relacionamos, como trabalhamos e claro, nosso empoderamento como clientes. É usar a tecnologia para melhorar o desempenho, garantir melhores e crescentes resultados e claro, aumentar o alcance.

Parece papo de futuro. Mas já está acontecendo. Há um considerável tempo.

O Uber e o Airbnb já sãos normais para você. É natural ter um catálogo com mais de 1.569 séries e 4.010 filmes à disposição 24/7 na Netflix?

É sobre a experiência que uma marca provoca em seus fãs e clientes. Quando imaginaríamos comprar em uma loja como a Amazon Go, nomeada como o “supermercado do futuro” que não tem atendentes, caixas e se comunica diretamente com o estoque da loja para fazer a reposição em seguida.

Isso acontece no presente. Mas, com tanta novidade ao seu redor… já pensou como o seu condomínio tem participado da transformação digital?

Condomínio e tecnologia – o casamento perfeito

Parece ser difícil visualizar como o condomínio pode entrar na transformação digital e como isso te impacta? Tudo sob controle. Separamos 10 serviços que a tecnologia vai substituir para você ficar mais, vamos te explicar em cada ponto o que isso interfere no seu dia-a-dia.

1.Facilitar as informações – mural antigo?

Visualize a cena: você chega no prédio, entra na garagem, estaciona o carro e vai para o elevador. Enquanto espera, aproveita para se atualizar sobre o que acontece no prédio, data de reuniões, decisões que foram tomadas ou avisos sobre a limpeza da caixa d’agua.

O famoso mural de recado está lá.  É assim por aí ainda?

Sentimos muito. Até porque se você precisar viajar e for realizada uma dedetização no prédio naquela semana, não será possível o seu apartamento ser limpo também. Afinal, o recado só estava no mural.

Isso sim é coisa do passado. É muito simples tornar esse mural digital de uma forma que todos possam acessar, quando e onde quiserem, para se informar sobre o que acontecerá no condomínio.

A transparência também é um ponto de grande oportunidade nesse sentido.

2.Aplicativos – integração é o hoje

Se existe um aplicativo para a sua rede social favorita ou para consultar as notícias do mundo, não deve ser diferente com a sua administradora de condomínio. Todos, simplesmente todos os serviços, podem ser realizados por lá.

Inclusive, praticamente todos os 10 serviços que citaremos hoje, passam de alguma forma pelo aplicativo.

O nosso aplicativo por exemplo, permite que o condômino possa trocar mensagens diretamente com a administradora. Legal, não é?

A comunicação entre administradora – síndico ou síndica – condôminos deve ser rápida, eficiente e transparente. Nada de passar 30 minutos no telefone como se estivesse tentando cancelar sua TV à cabo.

Se você ainda vive esse cenário e, pior, não tem suas solicitações atendidas, acenda um alerta vermelho com direito a buzinas e interdição. Esse serviço está pra lá de ultrapassado e você está perdendo todo o dinheiro investido no seu patrimônio.

3.Funcionários – informar horários e ficha no app para moradores

Essa é das clássicas. Mas está na categoria que fazemos questão de ajudar a não existir mais. Não há nada de positivo em chegar no seu condomínio e ver um funcionário que não conhece começando a trabalhar. Você não foi avisado. Certamente o seu alerta vermelho vai piscar!

Isso é apenas um exemplo das inúmeros situações desconfortáveis e que provocam insegurança nos moradores que não tem acesso em nenhum lugar sobre os horários e a ficha de cada funcionário.

Informações básicas como nome, apelido, turno, como ele pode te ajudar já seriam valiosas, certo?

No aplicativo, isso é muito possível. Ou melhor, realidade. A transformação digital, quando entra na mentalidade das empresas, reflete em todos os envolvidos muito positivamente. A sua família e você em maior segurança por um passo simples que o condomínio pode dar. Já imaginou?

4.Compartilhe as finanças – tudo virou fácil

O boleto do condomínio chegou. Junto com todas as outras correspondências… mas vá lá, hora de abrir. Mas quando você abre a sua cara é algo como:

É hora de quem? Sim, ele mesmo. Alerta vermelho!

Você simplesmente não pode se acostumar com o absurdo de receber um boleto mensalmente, pagá-lo mas não compreender o que está sendo pago. É o seu investimento indo para sabe lá onde fazer sabe-se lá o que.

Compartilhar as finanças de forma clara, transparente e fácil de compreender é o que a sua administradora deve fazer para manter o respeito com o seu dinheiro. Além disso, ajuda muito o síndico e empodera todos os moradores a compreenderem a situação do prédio.

Pode inclusive auxiliar os condôminos inadimplentes a se conscientizarem sobre o impacto que a sua falta de pagamento causa em todos que participam daquele mesmo condomínio. Claro, entendemos que as vezes as situações fogem do nosso controle, mas entenda que ter as finanças de forma clara pode incentivar a educação financeira do prédio.

Assim, investimentos e gastos ficarão claros e muito bem explicados para todos. Nada mais daquele terrível boato que, infelizmente acontece ainda em alguns condomínios, sobre a ética dos síndicos. Conforto e transparência para todos os lados.

5.Economia de recursos e todos ganham

Sabemos que só estamos o item 5 mas você já está entendendo como o seu condomínio pode ser melhor.  Mas tenha certeza que só melhora. E queremos deixar isso bem claro para você compreender como pode transformar positivamente a sua relação com o seu condomínio.

Recentemente falamos aqui sobre o ABC da sustentabilidade e destacamos o papel de cada um no que se trata de desenvolver um mundo mais equilibrado, respeitando a natureza e seus recursos.

A tecnologia pode impactar também na economia deles no seu condomínio, algumas formas são:

  • Instalar de sensores de presença em áreas comuns, assim a luz não fica ligada desnecessariamente;
  • Fazer somente o uso de lâmpadas econômicas, como as de LED;
  • Instalar de sistema de captação e reuso de água pluvial;
  • Avaliar possibilidade de inserir painéis solares para usar essa fonte como energia das áreas comuns ao menos;
  • Instalar redutores de vazão da água, tanto nas bicas quanto nos chuveiros dos apartamentos;
  • Câmeras de vigilância que ligam automaticamente quando há movimento.

6.Manutenção – vai dar pra prever

Não é novidade que prevenir é melhor do que remediar, certo? Para o condomínio a máxima também é verdadeira. Manter uma rotina de manutenção preventiva é muito mais barato e sustentável do que realizar apenas grandes obras e concertos. Lembre-se de questionar ou verificar se para-raios, bomba de água, elevadores, impermeabilização, verificação de vazamentos estão na lista. Tudo isso evita obras de grande porte e, consequentemente, grande custo.

O aplicativo também pode informar os moradores, e o síndico ou a síndica, sobre a periodicidade, agendamento desse tipo de serviço ou funcionário responsável. Se você é apenas condômino, seu dever é acompanhar se isso está sendo feito e sugerir que mudanças – como inserir o app no condomínio – pode substituir uma falha que custa muito hoje.

7.Canal de comunicação direto

Para manter a comunicação efetiva entre síndico/síndica e administradora nem sempre é fácil. O atendimento pode ter canais e horários limitados. Nem sempre o síndico/síndica tem possibilidade de realizar algumas tarefas no horário comercial.

Aí surge o famoso grupo de WhastApp do condomínio. Notificação o tempo todo, bom dia, feliz dia do amigo e mensagem de motivação andam soltas. Mais um grupo de WhatsApp? Fique de fora!

A tecnologia já te possibilita mais. Um chat dentro do aplicativo do condomínio para conversar com outros moradores, com síndico/síndica ou direto com a administradora.

É possível também abrir um grupo você, síndico/síndica e administrados. Ou reunir os vizinhos… o que for. Isso já existe e pode salvar muita reunião de condomínio desnecessária!

8.Inteligência Artificial para condomínios

A dupla perfeita para os condomínios do presente é inteligência artficial (IA) e internet das coisas (IoT). Interaja com elementos como iluminação, ar-condicionado, eletrodomésticos, irrigação de jardins e circuitos de segurança com um simples toque em um smartphone ou tablet. Antes mesmo de chegar em casa, programe sua música favorita e diminua a temperatura para o vinho estar no ponto perfeito.

Não, você não está no desenho dos Jetsons. Isso ja é realidade e não faz parte somente da classe alta do brasileiros. Inserir IA e IoT no condomínio reduz não somente as das taxas de condomínio, mas saiba que prédios inteligentes proporcionam queda de 30% nos gastos de serviços de telefonia e internet. Além de reduzir em até 40% do consumo de energia e o aumento da produtividade estrutural em até 16%.

A implantação de uma infraestrutura de alta tecnologia representa em média uma valorização de 1,5% por metro quadrado em edificações residenciais, e 2,5% em edifícios comerciais, segundo dados da Abrapi (Associação Brasileira de Automação e Prédios Inteligentes).

A segurança também fica em outro nível quando é possível usar um  sistema de inteligência artificial de reconhecimento e biometria facial. Quem sabe para as próximas pautas do chat do condomínio?

9.A moeda mais preciosa da atualidade

Não é bitcoin. Muito menos o euro. Estamos falando do valioso, concorrido, incrível, por algumas vezes suado para conseguir… ele, o tempo.

Ter um serviço de administração de condomínio que te impeça de aproveitar melhor o seu tempo, seja trabalhando com o que você gosta, com a sua família, fazendo um exercício ou quem sabe lendo. A tecnologia está aqui para te dar tempo. E tudo deve ser resolvido, providenciado e respondido em pouquíssímo tempo.

Administradoras hoje já conseguem responder chamados em 24hrs. Soluções, é disso que estamos falando. Nós fazemos isso, por exemplo – é real e possível. Acredite.

Portanto, questione a sua administradora atual a respeito de agilidade. Se esse recurso não é bem gerido por lá, pode ser um sinal de que o seu patrimônio também não está sendo gerenciado da melhor forma que poderia.

10.Transparência

Dizem que o petróleo do século XXI são dados. Em conjunto esse enorme volume de dados vem uma grande responsabilidade. Vivemos um momento interessante, onde a transparência têm sido exigida.

Observe o mercado de fintechs. Qual o motivo para crescerem? A transparência a respeito do nosso dinheiro, que é a materialização do nosso trabalho, de conquistas profissionais e a consequência das suas atitudes. É um dos pontos importantes da nossa vida, certo?! Eles se propõe a transparência no máximo nível para conseguir entregar… o combinado. E te mostrar que é possível fazer isso ser justo.

A adminsitração de condomímio passou por muito tempo longe de conseguir oferecer isso. Mas a tecnologia também veio para somar. Uma administradora digital, como a Condofy, trabalha para te entregar transparência na gestão.

Veio para somar e você faz parte da conta

A tecnologia está aqui para te ajudar e nós buscamos um meio para tornar o que acreditamos real. Criamos a Condofy. Mas a boa notícia é que existem muitos outros negócios e pessoas comprometidas em transformar a nossa forma de viver.

Usar os recursos de forma mais inteligente. Ter anos de tradição no mercado não quer dizer nada desde que você entenda que o cliente e a sua experiência são o centro de qualquer negócio.

Faça questão de buscar uma gestão que te ajude a implementar os 10 serviços que a tecnologia irá substituir na administração do seu condomínio.

Se você gostou das nossas sugestões e quer entender como pequenas melhorias podem valorizar o seu patrimônio, clique aqui e descubra como fazer parte do novo mundo digital em condomínios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *