Sustentabilidade

Como implementar coleta seletiva de lixo no meu condomínio ?

Se você já pensou nisso diversas vezes e ainda não colocou em pratica ou se já implementou e não teve sucesso com o engajamento dos moradores, fique tranquilo! Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como implementar e como melhorar a participação dos moradores nessa iniciativa.

A ideia de fazer coleta seletiva está longe de ser uma exclusividade para grandes condomínios com uma grande numerosa de moradores, ela pode ser feita em qualquer tamanho de condomínio e é mais simples do que se pensa. O investimento é baixo e os benefícios são imensuráveis, assim como a coleta de óleo de cozinha que geralmente é descartado pelos moradores de forma incorreta jogando nos ralos diretamente.

Na verdade, o que você precisa é de iniciativa e baixíssimo esforço. Atualmente existem diversas lojas especializadas em artigos para o lar e lojas de materiais de construção que comercializam lixeiras com as cores e orientações devidas de qual material deve ser descartado ali. Lembre se de colocar nas lixeiras dos andares e nas áreas comuns do prédio. Se não for possível pela falta de espaço, separe o lixo orgânico e recicláveis, isso facilita a separação. E lembre-se que todo investimento deve ser comunicado de forma transparente aos moradores e com a devida prestação de contas.

Em quase todas as cidades do país existem cooperativas que fazem uso de materiais recicláveis, em alguns casos até realizam  coleta do lixo e do óleo descartado de maneira correta, ou se preferir a prefeitura da sua cidade pode realizar a coleta e encaminhar o material devidamente separado. E para garantir que essa iniciativa tenha bons resultados temos algumas dicas:

Divulgue nas redes de comunicação do condomínio com anúncios nos corredores, elevadores, portas das lixeiras, grupos de whatsapp ou se preferir faça uma pequena reunião para transmitir a ideia de forma amistosa
Incentive os moradores com mensagens frequentes do trabalho que está sendo realizado
Escute e valide outras sugestões que forem apresentadas
Escolha uma cooperativa da região para ser parceira na coleta e tratativa do material, crie esse vínculo para envolver ainda mais os moradores
Lembre de fazer sempre ser uma ideia do condomínio e não do síndico ou de um morador apenas isso ajuda o envolvimento de todos
Periodicamente divulgue a importância e o resultado do trabalho realizado para incentivar que o envolvimento seja constante.

E se você acha que é difícil ter tempo para implementar novas ideias, prestar contas, fazer controle financeiro e cuidar dos outros assuntos do seu condomínio não se preocupe! Deixe a Condofy fazer a administração completa do seu condomínio de forma digital, transparente e segura e assim você terá tempo para cuidar melhor do seu condomínio.

Tagged

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *